Pedra do Baú poderá ter área de parque ampliada (foto: Alexandre Cardoso)
A Pedra do Baú, localizada no município de São Bento do Sapucaí (SP), deve tornar-se uma unidade de conservação de proteção integral após assinatura do decreto pelo Governo Federal. Nesta terça-feira, dia 26, o Conselho Estadual do Meio Ambiente aprovou a criação do Monumento Natural da Pedra do Baú, que se encaixa na mesma categoria dos parques. Hoje, a Pedra fica em uma Área de Proteção Ambiental, com regras flexíveis de uso e ocupação.
- Conheça a Pedra do Baú
- Confira dicas sobre a região da Pedra do Baú
- Onde Praticar: Via Normal – Pedra do Baú
O local é uma das principais atrações no estado de São Paulo para quem gosta de escalar, realizar trekking nas trilhas e de contemplar belas paisagens nas alturas, com 1.950 metros, totalizando 3.154 hectares. No Estado, somente a Pedra Grande, na Cantareira, tem o status de monumento natural.
De acordo com o Conselho, a administração da região, que era de ONGs, voluntários e montanhistas, passa a ser da Fundação Florestal e do governo municipal de São Bento do Sapucaí. Com isso, as ações de ampliação voltada para o turismo estão nos planos de ambas as entidades.
Este texto foi escrito por: Webventure