Uma penalização de 1h06min por mau comportamento tirou do francês Jean-Louis Schlesser (201 – Schlesser Megáne)o tricampeonato na geral dos carros no Rally Paris-Dakar 2001. Apesar de ontem ele ter assumido a liderança com folga e da vitória na etapa de hoje, a última, em Dakar, quem ficou com o título foi a alemã Jutta Kleinschmidt
(205 – Mitsubishi). Schlesser encerra o Dakar como terceiro colocado. Tudo porque a TSO, organizadora do rali, entendeu que ele jogou sujo para se tornar o primeiro na geral, largando ontem na frente do então líder Hiroshi Masuoka (203 – Mitsubishi), que acabou saindo da pista e ainda perdeu muito tempo com problemas na roda.
Inédito – Com a reviralvolta, Kleinschmitdt se torna a primeira mulher a vencer um Dakar. Aos 39 anos, ela é quem comanda a Mitsubishi Pajero nº 205 é a única mulher a brigar pelas primeiras posições na maior prova off-road do mundo. Como navegador, Jutta tem o compatriota Andreas Schulz.
O título veio sem que a dupla alemã vencesse nenhuma etapa, mas a penalização de Schlesser e o resultado deste domingo fizeram Kleinschmidt e Schulz levar o campeonato do francês por apenas 2min39 de vantagem no tempo acumulado das 20 etapas em relação ao vice-campeão, Masuoka.
Hoje, Jutta terminou em quinto lugar. A organização deu empate na etapa, com Schlesser e seu companheiro de equipe Juan Maria Servia, em primeiro.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: janeiro 21, 2001