O italiano Fabrizio Meoni (Gauloises-KTM) perdeu a liderança do Dakar nas motos já que os comissários da prova decidiram penalizar em cinco minutos os pilotos que sairam do intinerário marcado no GPS distribuido pela organização. Com a decisão o francês Cyril Després (Gauloises-KTM) volta a ocupar o primeiro lugar na classificação geral. O espanhol Marc Coma (Repsol-KTM) fica em segundo.
A penalização é fruto direto da nova regra no Dakar que obriga os pilotos a percorrerem a etapa sem sair de uma pista virtual com cerca de 3,3 quilômetros para a esquerda e a direita. Quem sai do caminho é penalizado, como ocorreu com Meoni já duas vezes na prova.
Ontem o piloto italiano já previa que poderia ter problemas. “Estou furioso”, declarou antes mesmo de saber de sua penalização. “Com o novo regulamento a navegação passou para um segundo plano no Dakar. O fato de obrigar a todos a ficar dentro de uma passagem beneficia todos os pilotos menos experientes. Para mim o espírito do Dakar está perdido”, reclamava. Meoni não duvidou em reconhecer que com esta nova regra perde vantagem. “Claro, isso não é bom para mim porque a navegação é meu ponto forte. Além do mais não é bom para o espetáculo”, afirmou.
Um dos principais beneficiados com a penalização de Fabrizio Meoni, o espanhol Marc Coma, concordou com a opinião de Meoni. “Entendo o que diz Fabrizio, porém para um piloto é difícil controlar todos os instrumentos de navegação que temos na moto. Entre pedras que se cruzam no caminho, a planilha e a trilha em si, temos que olhar muitas coisas”, assegurou. Coma foi um dos poucos pilotos que escapou da penalização ontem.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 9, 2005