Celso Filetti busca seu sexto título da Volta (foto: Divulgação/ Ivan Storti)
Pode ser apenas a primeira etapa, mas a equipe pentacampeã da Volta à Ilha de Santo Amaro não quer ver a sua hegemonia interrompida. No próximo dia 30, terá início no litoral paulista o Campeonato Brasileiro de Canoas Havaianas. Na nona edição da Volta, os integrantes da TriboQPira, vencedora nos últimos cinco anos, só pensam na vitória.
Pentacampeão brasileiro na categoria máster, Celso Filetti lidera a equipe mais vencedora da competição. A cada ano a prova está mais difícil, com equipes fortes e bem treinadas. Porém, é a nossa praia. Conhecemos pedra a pedra, de ponta a ponta. Estamos preparados e vamos para ganhar, afirmou o atleta de 46 anos sobre a prova, que é realizada ao norte da baía de Santos.
Na equipe TriboQPira, Filetti terá a companhia dos canoístas Felipe Neumann, seu parceiro nas provas de OC2 (canoa com dois remadores), Marcos Mendes, Kadu Zaidan, Cauê Serra, Jefferson Libório, Fernando Teixeira, Luis Gustavo e José Paulo Neto. Nosso grupo se destaca pela união. Somos todos amigos, garantiu o experiente atleta.
A primeira etapa do Brasileiro reunirá até 15 canoas OC6 (com seis remadores) e sairá da Praia da Aparecida, em Santos, mesmo local da chegada. A largada será em frente ao Colégio Escolástica Rosa. Os competidores seguem pelo mar e passam pela costa do Guarujá para chegar até o Canal de Bertioga, já em trecho de rio. Antes do fim do percurso, eles ainda passam pelo Porto de Santos.
Em 2010, o pentacampeonato da equipe TriboQPira foi garantido graças ao tempo total de 5h52min06, um novo recorde da Volta. A segunda colocada foi a Brucutus, que teve problemas na prova, mas mesmo assim não ficou muito distante, com a marca de 5h58min50.
Este texto foi escrito por: Webventure