Zanol correrá pela primeira vez o Rally dos Sertões (foto: Divulgação)
Felipe Zanol tem uma longa carreira no motociclismo. Piloto desde os 14 anos, o brasileiro tem em seu currículo cinco títulos brasileiros de enduro e mais três conquistas de cross-country. A partir do dia 10 de agosto, no entanto, Zanol terá um desafio totalmente novo: correr o Rally dos Sertões.
Eu sou piloto de Enduro faz mais de dez anos. Comenta-se que o futuro dos pilotos de enduro é participar de corridas de rali. Eu parti dessa ideia que, somada a minha vontade de correr o Sertões, nascida há dois anos, e também a grande qualidade e divulgação do evento, acabou me motivando para competir no rali, contou.
Por ser sua estreia no segundo maior rali do mundo, Zanol mantém a humildade quanto aos seus objetivos na competição. Sabendo que terá um percurso muito complicado pela frente, além de grandes adversários, o piloto quer, primeiramente, fazer um prova sem grandes problemas.
Como eu nunca participei, eu quero completar a prova, independente da colocação. Eu tenho alguma noção de navegação, que pode me ajudar, porque já fiz enduro de regularidade, mas o objetivo mesmo é chegar em Fortaleza. Dependendo de como os dias evoluírem, eu posso até tentar buscar uma boa colocação, disse.
Dificuldades – Desde que o percurso da 18ª edição do Rally dos Sertões foi apresentado, Felipe Zanol vem estudando cada etapa para saber quais serão suas maiores dificuldades. Segundo o piloto, o que mais lhe dará trabalho serão os dias de maratona.
O que mais pode me complicar será o dia da maratona no Jalapão, que são dois dias sem manutenção e sem troca de pneu. Para mim, o desgaste físico não vai me atrapalhar tanto. O que me preocupa mais é não ter suporte nesses dias. A falta de experiência nesse tipo de condições pode me prejudicar, afirmou.
Acostumado com provas demarcadas e com velocidades mais baixas, o piloto destacou também que terá que se acostumar com um cenário completamente diferente no Sertões. Apesar de saber que seu ritmo terá que ser outro, o piloto acredita que conseguirá se adaptar rapidamente.
O que eu mais devo sentir de dificuldade no Sertões são as grandes velocidades. No enduro, as corridas são bem mais baixas que nos ralis. Mas eu creio que com alguns dias de rali eu consiga uma evolução na prova. A experiência no enduro deve ajudar também, finalizou Zanol.
Este texto foi escrito por: Caio Martins