Foto: Pixabay

Penúltimo dia do Las Pampas é marcado por acidentes

Redação Webventure/ Offroad

Leitos de rios secos marcaram a etapa (foto: Aifa/ RTF)
Leitos de rios secos marcaram a etapa (foto: Aifa/ RTF)

Dois acidentes nas motos marcaram a penúltima etapa do Rally Por Las Pampas Patagônia Atacama, válido como etapa do Campeonato Mundial de Cross-country. O francês David Casteu, terceiro colocado no Sertões 2007, e segundo no Pampas até hoje, teve que desviar de um caminhão e caiu. O site oficial da prova fala que o piloto sofreu “lesões leves no braço”, porém o boletim diário do brasileiro Paulo Nobre informa que ele foi operado com possível quebra dos ossos do ombro (ouça no link acima).

O acidente mais grave do dia foi com o português Helder Rodrigues, que caiu em um rio seco e foi transportado para um hospital em Antofagasta, no Chile, com suspeita de hemorragia interna.

A etapa de hoje teve uma especial de 502 quilômetros, entre Baía Inglesa e Antofagasta, em um total de 582 quilômetros. Nas motos o espanhol Marc Coma venceu com o tempo de 5h12min41. O brasileiro Jean Azevedo terminou na terceira colocação, com 5h35min10. Jean está na 17ª colocação geral, após uma quebra no motor que o impediu de terminar uma etapa.

Entre os carros a vitória foi de Orlando Terranova, com uma BMW X3. Paulo Nobre, o Palmeirinha, ficou em segundo lugar, também de X3, ao lado do navegador português Felipe Palmeiro. “Hoje a especial foi gigantesca e muita dura, com 90% de partes muito boas, incluindo trechos seletivos, sinuosos, com pedras ao lado da trilha, depois na própria trilha, além de travessias de rios secos, partes de “trial” e aqueles retões de piso irregular que o carro vem pulando de uma lado para o outro. Ou seja, cansativo, mas interessante”, avaliou Palmeirinha.

Mas nem tudo foi bom para o brasileiro. “Só que 10% do dia foi no estilo “Camel Trophy” que não faz sentido. Colocam a gente naquelas erosões gigantes, onde você anda a 2km/h com o carro de lado, quase capotando. São trechos sem sentido para uma prova de Cross Country, na minha opinião”, comentou o piloto.

Os líderes nos carros, Luc Alphand e Gilles Picard, da França, tiveram um problema com um cilindro do motor e terminaram a prova sem ele funcionar. Mesmo assim, a dupla ficou com a quarta colocação a bordo de um Mitsubishi.

Palmeirinha também falou sobre os acidentes de hoje. “Essas notícias são muito chatas. Como as trilhas aqui são abertas, o Casteau foi atingido por um caminhão. E pior foi o Helder, que numa conversa com o Jean (Azevedo) ele me disse que não sabia como o português havia saído vivo. A informação que temos aqui é de que os dois estão sendo operados, sendo que o caso do Helder é mais delicado devido a uma hemorragia. Esses acidentes são muito chatos, atrapalham um pouco a nossa concentração e nos faz pensar na segurança”, lamentou Palmeirinha.

Amanhã, último dia de rali, terá 441 quilômetros entre Antofagasta e Iquique, porém apenas 44 serão cronometrados.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: setembro 4, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure