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Percurso do rali Dakar mais curto em 2005

Redação Webventure/ Offroad

Mauritanos observam carro da Volks na edição passada (foto: Divulgação)
Mauritanos observam carro da Volks na edição passada (foto: Divulgação)

Foi lançado oficialmente no último dia 17/11, em Paris, na França, a edição 2005 do Rally Dakar. O trajeto desvendado pelos organizadores apresenta como principal característica a intensa dificuldade dos trechos. A edição terá como ponto de partida a cidade de Barcelona – em virtude do patrocinador ser a Telefonica, empresa espanhola – e apenas duas etapas serão em território espanhol.

A caravana do mais famoso rali do mundo realizará um prólogo de 18 quilômetros no próximo dia 31 de dezembro, antes de seguir rumo a Granada, no primeiro dia do ano de 2005. O percurso será mais curto que nas edições anteriores, com um total de 8.956 quilômetros, dos quais 5.431 serão de trechos cronometrados.

Na edição anterior, foram 11.052 quilômetros totais, com 5.628 de trechos crometrados.

Nesta edição os organizadores tentam priorizar o talento dos pilotos em detrimento do sacrifício das duras etapas. O percurso dos veículos de assistência foi reduzido em 40%.

Maior etapa na Espanha – A mais longa etapa do Dakar 2005 não será na África: o trecho com maior distância será entre Barcelona e Granada, na Espanha, com 919 quilômetros. Porém a etapa mais difícil deve ser no dia 6 de janeiro, entre Zouerat e Tichit, com 660 quilômetros de trecho cronometrado em etapa maratona. Outra etapa maratona terá lugar no dia 12 entre Kiffa e Bamako, com 819 quilômetros, dos quais 586 serão de especial.

Pela quarta vez o Dakar partirá de solo espanhol, pela terceira vez o cenário da largada será Barcelona. Da última vez que a cidade catalã foi palco da largada do maior rali do mundo, mais de 1 milhão de pessoas assistiram a cerimônia de largada.

Após a largada na Espanha o rali entra no Marrocos no dia 2 de janeiro. Serão duas etapas marroquinas. No difícil deserto da Mauritânia o rali terá seis etapas que serão fundamentais na definição dos líderes na classificação geral. No dia 9 os participantes terão o tradicional dia de descanso em Atar.

Logo após o descanso mais duas etapas no Mali, onde a caravana travará contato com a África negra e com a floresta tropical. Serão as jornadas decisivas do rali. As duas últimas etapas serão já no Senegal onde o rali termina, como sempre, junto ao Lago Rosa em Dakar, em uma etapa de 68 quilômetros, com 31 de trecho cronometrado.

A nova edição do Dakar 2005 terá um número recorde de participantes. Serão mais de 360 veículos na competição, o que obrigou a organização a reforçar as medidas de segurança na prova.

O rali passa a ter oficialmente o nome de “Telefonica Barcelona-Dakar”. Apesar da organização francesa, o peso do rali passa a ser cada vez maior na Espanha onde os fãs poderão render homenagens a Nani Roma, campeão nas motos em 2004 e que este ano estará pilotando um Pajero Evo, da equipe oficial Mitsubishi.

Na recente apresentação da equipe japonesa, Roma deixou claro que seu objetivo para este ano é apenas chegar em Dakar. “Este ano será de aprendizagem e colaboração com a equipe para conquistar a décima vitória nos carros”, declarou Roma.

A 27ª edição do Dakar terá a participação de 230 motos, 165 carros, 70 caminhões e 230 veículos de apoio. Tudo são recordes segundo o diretor da prova, Etienne Lavigne. O rali contará com um terceiro helicóptero médico e as medidas de segurança foram reforçadas para reduzir os riscos com acidentes.

A organização do rali também tem procurado tomar medidas preventivas contra ataques de grupos terroristas que são uma ameaça constante nas passagens do rali pela África.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: novembro 26, 2004

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