Webventure

Percurso São Paulo-Santos será aberto para bikes no próximo sábado


Cachoeiras brotam ao longo do percurso (foto: CicloBr)

No próximo sábado (19), o trajeto pela antiga Estrada de Manutenção da Imigrantes (SP) estará aberto para todos aqueles que queiram se aventurar pelos 77 quilômetros de percurso. O trajeto foi batizado de Rota Márcia Prado, em homenagem à ciclista e ativista, que morreu em janeiro de 2009 após ser atropelada por um ônibus na Av. Paulista. Veja o trajeto no Onde Praticar do Webventure.

O grande destaque fica para a exuberante paisagem da Serra do Mar, com a Mata Atlântica praticamente preservada. Chamado de “Evento Teste da Rota Cicloturística Márcia Prado”, o evento é organizado pelo Instituto CicloBR, com o apoio do Parque da Serra do Mar, CPTM e as prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cubatão e Santos.

Placas foram especialmente confeccionadas para o percurso, que começa na capital paulista, na Estação de Trem do Grajaú, e depois passando por São Bernardo, Cubatão e Santos.

Segundo a organização, “o sucesso desse evento mostrará a viabilidade da nossa descida e dará subsídios para a elaboração do Projeto NIP Bikes, o que significará uma rota sempre aberta aos ciclistas que desejam chegar ao litoral.”

Preparo físico – É importante que aqueles que queiram fazer o passeio sejam habituados a andar de bike e estejam em boas condições físicas, além de levar alimentos, bebidas e se organizar para a volta. A organização não se responsabiliza pela integridade física do participante, já que ainda não possui uma total infra-estrutura para atender a todos os ciclistas.

O horário destinado ao passeio é das 8h às 15h e, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, o percurso será monitorado por agentes voluntários.

Para participar, é obrigatório: capacete afivelado, tênis, bicicleta em boas condições mecânicas e preenchimento de cadastro. Segundo a organização, “ao acessar o parque, como parte do monitoramento, todos os ciclistas passarão por uma palestra com dicas de segurança, preencherão um cadastro e ao final, responderão uma pesquisa. Além disso todas as bicicletas passarão por uma vistoria mecânica para que o ciclista não corra riscos desnecessários durante a descida do parque.”

Serviço:

O trajeto é dividido em três partes: planalto, dentro do parque e litoral. Na primeira parte, no Planalto, o percurso possui 30 quilômetros com variação de altitude com cerca de 100 metros. Uma das grandes atrações é a travessia de balsa até a Ilha do Bororé, uma Área de Proteção Ambiental (APA) com rara beleza. A segunda balsa leva o ciclista até São Bernardo, até o acesso à Rodovia dos Imigrantes.

A segunda parte é dentro do Parque, que ficou durante muitos anos fechada para o público. Este trecho tem cerca de 25 quilômetros passando por cachoeiras, penhascos e vales.

A última parte do percurso tem cerca de 21 quilômetros, passando pelas cidades de Cubatão e Santos. É praticamente todo plano, por ciclovias e avenidas.

Onde PraticarClique aqui e veja o percurso completo.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure