Santa Cruz participa de mutirão de limpeza na Guanabara (foto: Marcio Rodrigues/ fotocom.net)
Este sábado, 17/03, será dia de mutirão de limpeza na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Atletas de peso da vela nacional como Maurício Santa Cruz, Daniel Santiago, João Carlos Jordão e Alexandre Saldanha, recém consagrados campeões mundiais de J/24, irão liderar o movimento que pretende alertar as pessoas sobre a importância da recuperação da região.
Serão utilizados 20 metros de rede ligados a um catamarã, que recolherá o lixo da baía em duas etapas, e um saveiro, que levará a bordo o biólogo Gustavo Borges. Durante a limpeza, Borges irá falar sobre as questões sócio-ambientais do local para os alunos do Projeto Grael, que dissemina os conhecimentos náuticos para crianças carentes . Os alunos irão acompanhar a entrega do material a Companhia Municipal de Limpeza.
A idéia é alertar as autoridades para a sujeira que se concentra cada vez mais na Baía da Guanabara. Ela será o palco para as competições de vela no Pan, e queremos evitar que atletas de diversos países venham competir entre garrafas pet, plásticos, óleo e outras sujeiras. O Pan será nossa credencial para realizarmos uma Olimpíada no Brasil”, considerou Maurício Santa Cruz, comandante do Bruschetta Sailing Team.
Esta ação, chamada de Projeto SOS Baía de Guanabara, será um pontapé para diversas outras atividades a serem desenvolvidas para minimizar o impacto ambiental negativo e conscientizar os moradores dos 16 municípios do entorno da baía.
Acompanhe o cronograma do evento:
Este texto foi escrito por: Webventure