Foto: Pixabay

Pesquisa mostrou que participação da mulher cresceu

Trekking é o esporte número 1 praticado pela entrevistadas. (foto: Arquivo Webventure)
Trekking é o esporte número 1 praticado pela entrevistadas. (foto: Arquivo Webventure)

Nesta última reportagem da Semana da Mulher, os dados mostram que elas realmente estão ganhando espaço na aventura e cada vez mais se interessam e buscam essa adrenalina.

Elas já conquistaram sua parte nesta crescente trajetória dos esportes de aventura. Na última pesquisa nacional realizada pelo Webventure, em parceria com o Diga-me, em junho de 2001, verificou-se que, de uma amostra de 689 pessoas, 163 eram mulheres.

Dessas, 60% se disseram praticantes contra 36% que são apenas interessadas e 5% profissionais da área. Se comparadas aos homens, apenas 17% destes são interessados; a maioria, 72%, são praticantes e 11% são profissionais.

Já em relação à pesquisa de 2000, os números são ainda mais festivos. Eles indicam um aumento da participação feminina neste tipo de esporte: o número de praticantes aumentou, antes representavam apenas 36%.

Trekking é o nº 1 – E qual será a modalidade que conquistou as aventureiras do Brasil? De acordo com a pesquisa, os três esportes mais praticados por elas são o trekking (34%), a escalada (16%) e o rafting (10%). Vale lembrar que o trekking é o esporte mais praticado tanto por homens quanto por mulheres.

O mercado de produtos voltados à aventura também está sob a influência dessas consumidoras. Comparada à 2000, a utilização de produtos deste tipo pelas mulheres aumentou.

A pesquisa indicou que, no entanto, os homens procuram mais usar roupas e equipamentos especializados para esportes de aventura, até porque praticam este tipo de atividade com mais freqüência. 64% do público feminino utiliza roupas especializadas contra 68% do masculino. No item equipamentos, são 79% delas contra 86% de homens.

Otimismo – A enquete que está no ar na home do Webventure durante esta semana mostra como resultado parcial uma visão otimista da participação das mulheres na aventura: mais de 60% acreditam que “muitas já se profissionalizaram nestes esportes e a tendência é que isso aumente cada vez mais”. Deixe também o seu voto!

Essas estatísticas não fariam sentido se os fatos não estivessem aí para comprovar que lugar de mulher também é na aventura. Basta recordarmos as demais reportagens desta série, com mulheres que estão fazendo história no motocross, canoagem, escalada, corrida de aventura… Aproveite esta homenagem e inspire-se! Quem sabe, no ano que vem, a estrela da nossa Semana da Mulher não seja você…

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 8, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure