Começou o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura.
A Etapa Petar 2000 teve início às 6h30 da manhã com largada da Pousada das Cavernas, no bairro da serra. O primeiro desafio era de percorrer 55 km de moutain bike até o PC 1 (Posto de Controle).
Com meia-hora de atraso, devido à pouca luminosidade no fundo do vale do Rio Bethari, as equipes tiveram como destino um PC virtual para que os carros de apoio conseguissem sair da pousada sem atrapalhar os atletas.
Uma das favoritas a vencer a prova, a equipe Track & Field / Levo Carnin, comandada por Michel Bogli, largou desclassificada, já que seu terceiro integrante, Pedro Morganti, não havia chegado para competir. Segundo os regulamentos do Petar 2000 uma equipe não pode continuar na competição com dois integrantes. Mesmo assim, ela seguiu na prova apenas como participante.
Logo no início, a equipe Pedal Power tomou a frente do pelotão de bikes com a liderança do capitão Eduardo Coelho. Entre as primeiras colocadas, estavam também as equipes Lontra Radical e Bairro da Serra.
Após duas horas da largada, houve a primeira baixa do Petar 2000. Carlos Borges Campos, da equipe Total Run, perdeu o controle de sua bike em uma descida leve e capotou. O atleta teve ferimentos graves na região do seu ante-braço, expondo o osso, e no joelho. A equipe teve de abandonar a prova para socorrer o companheiro. Carlos já foi medicado e passa bem. Porém, um dos integrantes da equipe, Patrícia Betolucci, deverá permanecer na prova se juntando à equipe Quadrilha da Fumaça depois do PC 2.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch
Last modified: março 18, 2000