Com mais de 300 cavernas o Petar foi criado em 1953 (foto: Roberto Rodrigues)
Entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2007, a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) realizou o Curso de Competências Mínimas do Condutor, no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), em São Paulo. A ação teve por objetivo a qualificação dos condutores de turismo de aventura da região dentro do Programa Aventura Segura, desenvolvido pelo Ministério do Turismo.
Foi o primeiro curso específico para esse tipo de profissional, no qual foram abordados temas como liderança, tomada de decisão, orientação e navegação, meteorologia, técnicas de mínimo impacto ambiental, entre outros. A ação foi elaborada com base na Norma Técnica ABNT NBR 15285.
Condutores de quaisquer atividades de aventura puderam participar do curso. As competências mínimas independem do ambiente e das diferenças culturais. Queremos apresentar práticas seguras que podem ser implementadas por profissionais em todos os destinos contemplados pelo Programa Aventura Segura, afirmou Humberto Medaglia, consultor da Abeta e responsável pelo curso. Neste ponto, a Norma Técnica é extremamente importante, pois contempla diferentes realidades no país, completou.
Visando a qualidade – A ação destacou aspectos comuns de uma atividade de aventura a fim de garantir o atendimento de qualidade, a satisfação e segurança do cliente, além de respeito e cuidado com o ambiente, cultura e comunidade local.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 6, 2008