Mais do que beleza, o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira), reserva tesouros sobre a história do planeta, como antigos fósseis, em suas mais de 250 cavernas. Com aproximadamente 35 mil hectares, o Parque, criado em 1953, só foi aberto para a visitação pública na década de 80. Mesmo hoje em dia, nem todas as cavernas podem ser visitadas, uma forma de preservar suas estruturas e ecossistemas.
O cenário escolhido para a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, localiza-se entre as cidades de Iporanga e Apiaí, no sul do estado de São Paulo. Além das cavernas, conta com uma amostra de Mata Atlântica original. Perfeito para desafiar os atletas em provas de trekking, mountain bike, bóia cross, canoagem, duck (caiaque inflável), técnicas verticais e, é claro, travessia de cavernas.
Foi muito difícil conseguir autorização para esta prova. O cuidado com o local está cada vez mais rigoroso. A vantagem, é que teremos uma competição com paisagens muito bonitas, explica Júlio Pieroni, organizador da PETAR 2001. Já foram realizadas no local outras duas corridas de aventura: a EMA (Expedição Mata Atlântica) 98 e a PETAR 2000.
O Parque é dividido em quatro núcleos distintos, cada um com atrações, belezas e desafios diferentes. A largada da PETAR 2001 acontecerá na Pousada das Cavernas, que fica no Bairro da Serra. A partir deste ponto, os atletas entrarão no Núcleo Santana, no vale do rio Betari, local da etapa de bóia cross. Daí para frente, muitas outras belezas e surpresas.
Além da adrenalina em alta e a superação de limites, sempre presentes em competições como a PETAR 2001, as paisagens deste desafio também serão de tirar o fôlego!
Conheça de perto – Se você quer saber mais sobre o PETAR e conhecer maneiras visitar o Parque, visite www.destinoaventura.com.br, o site de ecoturismo e aventura do Webventure.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia