Direto de Antofagasta – Nove vezes campeão no Dakar, o francês Stéphane Peterhansel teve problemas na etapa desta quarta-feira, entre Copiapó e Antofagasta, no Chile, e deixou a liderança da prova. Para o piloto, da BMW X-Raid, a quebra de hoje impossibilita a briga pelo título do Dakar 2010. Começamos com o objetivo de vencer, e a partir de hoje vamos ter que pensar em outra meta, que não seja o resultado final, lamentou.
A especial teve 480 quilômetros em areia e com características do terreno chamado fesh-fesh pelos europeus, quando há apenas uma casca mais dura por cima da pista e areia fofa embaixo. Peterhansel caiu da primeira para a décima colocação na geral, mais de duas horas atrás de Carlos Sainz, atual líder. Quebramos a tração traseira e foi preciso retirá-la. Andamos 350 quilômetros em 4×2, o que não é bom com esse carro. O terreno de hoje era muito macio, no estilo fesh-fesh, não foi fácil, contou.
Pouco tempo depois já estávamos no meio da etapa dos caminhões, que levantam muita poeira e em 4×2 foi impossível ultrapassá-los, completou o piloto francês. Peterhansel era tido como o único capaz de enfrentar a hegemonia da Volkswagen. A montadora alemã tem agora três carros no topo da tabela. Carlos Sainz é o líder, seguido por Nasser Al-Attiyah, 4min37 depois, e Mark Miller, em terceiro. O americano Miller foi o mais rápido do dia, com 5h6min15s.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure
Last modified: janeiro 7, 2010