Peterhansel se deu bem guiando novo Mini pela 1ª vez (foto: Divulgação/ X-Raid)
O francês Stépanhe Peterhansel e o espanhol Marc Coma não permitiram que a segunda etapa do Mundial de Rali Cross-Country tivesse surpresas entre os vencedores. Nesta quinta-feira (07), ambos confirmaram a hegemonia em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e conquistaram mais um título cada da competição. Para Peterhansel, foi o quarto consecutivo e o sétimo do rali, enquanto Coma somou o seu quinto e terceiro seguido.
Para o piloto francês, mais importante que o triunfo foi a aprovação do novo Mini AII4 Racing, que havia sido testado apenas no Rally Dakar. Fazendo sua estreia ao volante do carro, Peterhansel aprovou o desempenho da máquina nos 1.570 quilômetros percorridos pelo deserto árabe, incluindo longos trechos de dunas. Foram cinco especiais desde a largada e a chegada no Autódromo Yas Marina, palco da Fórmula 1.
Na prova válida como segunda etapa do Mundial, Peterhansel terminou o último dia logo atrás de seu companheiro de equipe na X-Raid. Ao lado do navegador russo Konstantin Zhiltsov, o francês Jean Louis Schlesser venceu a última especial, resultado que garantiu o vice em Abu Dhabi e a liderança do Mundial. Já Peterhansel chegou em segundo e ficou com o tempo acumulado de 20h33min58, 15min17 mais rápido que Schlesser.
Nas motos, mais uma vitória do atual campeão mundial de cross-country e também do Dakar. Com sua KTM 450, Coma não vacilou nem na última especial para garantir o triunfo e fechar o rali com o tempo de 18h28min00, 5min21 à frente do português Helder Rodrigues. Nos caminhões, categoria que teve apenas dois representantes, ambos da Kamaz, o trio russo formado por Eduard Nikolaev, Viatcheslav Mizyukaev e Vladimir Rybakov levou a melhor.
Próxima parada – Com sete etapas programadas para 2011, o Mundial de Rali Cross-Country para carros terá sequência na Tunísia, entre 1º e 7 de maio. Além da primeira prova, que foi disputada na Itália, a competição ainda tem ralis na Espanha, Hungria, Egito e Portugal. Assim como Marc Coma, Peterhansel também defende o título mundial e terá que compensar a ausência na primeira etapa para buscar mais um triunfo. O espanhol, porém, tem um calendário diferente pela frente. Para as motos, o Mundial tem cinco etapas, sendo que apenas Abu Dhabi, Tunísia e Egito coincidem com o dos carros. As outras duas são na Itália e no Rally dos Sertões brasileiro.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 7, 2011