Stephane Peterhansel pode entrar para a história do Dakar neste domingo. (foto: Divulgação Mitsubishi)
Faltam apenas duas etapas para o francês Stephane Peterhansel, de 38 anos, obter um feito histórico no Dakar 2004: o sétimo título. Ele seria ainda o segundo competidor a ter obtido títulos em Carros e Motos. Antes de estrear na Mitsubishi, em 2003, “Peter” já colecionava seis títulos em duas rodas. Até agora o único a já ter vencido em ambos os tipos de veículo foi o etíope naturalizado francês Hubert Auriol, que já foi diretor da prova. Ele foi o campeão duas vezes em Motos e uma em Carros.
Nesta sexta-feira (16/01), ao volante da Pajero Evolution, Peterhansel foi o segundo mais rápido na etapa, ao lado do navegador e compatriota Jean-Paul Cottret. Foi o suficiente para a dupla se manter à frente de seus companheiros de equipe, o japonês Hiroshi Masuoka e o francês Giles Picard, na classificação geral acumulada.
Com o mesmo modelo de veículo que “Peter”, Masuoka fez o melhor tempo: precisou de 6h52min35 para cruzar os 579 km da especial. O francês foi 9min11 mais lento. Com o resultado, o japonês tirou pouco mais de 10 minutos da desvantagem que tem sobre Peterhansel. Ela agora é de 55min53.
Em terceiro lugar na classificação geral permanece outra dupla francesa, Jean-Louis Schlesser e Jean-Marie Lurquin, a 2h55min16 de Peterhansel/Cottret. Nesta 15ª etapa, a bordo do buggy Schlesser-Ford, eles fizeram o quinto melhor tempo.
Cautela – Amanhã, dia da penúltima etapa do Dakar 2004, será um dia de cautela para Peterhansel. Foi nesta altura da edição 2003 que ele, então líder da prova, bateu em uma rocha e viu o título escapar de suas mãos para as de Masuoka. No ano passado, a vantagem de Peterhansel sobre o japonês a duas etapas do fim do rali era menor que neste ano: 25 minutos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 16, 2004