Foto: Pixabay

Peterhansel vence mas Nasser Al-Attiyah encosta em Carlos Sainz faltando apenas um dia de Rally Dakar

Redação Webventure/ Offroad

Briga entre Sainz e Nasser segue intensa (foto: Marcelo Maragni)
Briga entre Sainz e Nasser segue intensa (foto: Marcelo Maragni)

Falta apenas mais um dia de Rally Dakar, mas a situação nos carros ainda não está nada definida. Na etapa de hoje, a 13ª do maior rali do mundo, a vitória foi de Stephane Peterhansel/ Jean-Paul Cottret, mas os holofotes estão voltados para Carlos Sainz/ Lucas Cruz e Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk, primeiro e segundo colocados, respectivamente, na classificação geral.

“Sainz não me deixou passar. Finalmente consegui passar por ele no último trecho em linha reta. Não importa! Foi muito, muito rápido esta etapa, não técnica, mas estou bastante feliz. Fizemos um bom trabalho. A parte nas dunas era muito curta”, disse Nasser. Sobre o confronto final na etapa de amanhã, o piloto afirma: “farei o meu melhor, mas não sei se será suficiente.”

Na etapa de hoje, Nasser terminou em segundo lugar, na frente de Sainz, que fez o quarto tempo. A diferença entre os dois na etapa de hoje foi de 2min32. Na classificação geral, o tempo entre eles caiu, e é de apenas 2min48.

Ao final da especial, Carlos Sainz reclamou muito da atitude do companheiro de equipe: “Em um ponto, ele passou e bateu em mim. Então, quando ele estava na minha frente, começou em ziguezague. Isso não é fair-play a todos! Se eu tivesse visto ele no meu retrovisor e se eu tivesse começado a fazer o mesmo, ele não teria me passado. Dois dias atrás, eu fiquei na poeira por 120 km! O que é absolutamente normal, não um membro da equipe bater em você”, esbravejou o piloto. “Não, eu não acho que eu ganhei o Dakar ainda”, completa Sainz.

Peterhansel marcou 2h58min25 na prova de hoje e garantiu o primeiro lugar. Guerlain Chicherit/ Tina Thoerner marcarm o terceiro tempo com Mark Miler/ Ralph Pittchford em quinto.

“Foi uma especial muito rápida. Tínhamos que ter cuidado porque em mais de 170-180 km/h, uma curva pode chegar muito rápido. Mas foi uma grande especial para nós. Mas este Dakar é uma decepção. Sabíamos que tínhamos um carro rápido, mas que esperava que fosse confiável. Mas fomos incomodados por pequenas questões que nunca tinham tido em outras provas. Coisas que não teriam como serem previstas. Sem estes problemas, poderíamos ter lutado pelo primeiro lugar também. Antes da vitória de hoje, estávamos com cinco vitórias para a equipe, que já era um dos melhores resultados para a BMW”, comentou Peterhansel.

Brasileiros – Guilherme Spinelli/ Filipe Palmeiro terminaram a especial na 11ª colocação. Já Jean Azevedo/ Emerson Cavassin fizeram uma ótima prova e terminaram em 19º, após terem largado em 46º.

A especial de hoje, entre San Rafael e Santa Rosa, na Argentina, teve 368 quilômetros, em um piso de terra, com pedras, e um pequeno trecho de areia. Amanhã (16) a etapa é entre Santa Rosa e Buenos Aires, com 707 quilômetros, e definirá o vencedor do Rally Dakar 2010.

Classificação da 13ª etapa:
1) Peterhansel/ Cottret – 02:58:25
2) Al-Attiyah/ Gottschalk – 02:59:46
3) Chicherit/ Thoerner – 03:02:10
4) Sainz/ Cruz – 03:02:18
5) Miller/ Pitchford – 03:05:54

Classificação Geral dos Carros:
1) Sainz/ Cruz – 45:49:42
2) Al-Attiyah/ Gottschalk – 45:52:30
3) Miller/ Pitchford – 46:21:30
4) Peterhansel/ Cottret – 48:06:31
5) Chicherit/ Thoerner – 49:52:24

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: janeiro 15, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure