Foto: Pixabay

Petrobras desenvolve lubrificantes para a Jordan

Redação Webventure/ Offroad

A Jordan é considerada uma força emergente na F-1 (foto: Divulgação)
A Jordan é considerada uma força emergente na F-1 (foto: Divulgação)

Depois de quatro anos de bem sucedida parceria com a BMW WilliamsF1, a Petrobras está ampliando suas atividades na Fórmula-1. A petroleira brasileira, fornecedora de gasolina e uma das responsáveis pela evolução da equipe de Frank Williams, será também a fornecedora de lubrificantes para a Jordan-Honda. O contrato vai até o fim de 2002. A Petrobras desenvolverá, testará e produzirá cerca de 15 mil litros de óleo Lubrax para motor e um mil litros de óleo Lubrax para câmbio.

“Estou muito satisfeito em firmar esta parceria com a Petrobras e usar os produtos Lubrax no Jordan-Honda EJ 11. Na luta para vencer corridas de F-1 e conquistar o título mundial, cada detalhe deve ser analisado. E nossas pesquisas com os óleos da Petrobras já estão se mostrando positivas para a performance”, comenta Eddie Jordan, chefe da escuderia inglesa.

“A consolidação da parceria entre a Petrobras e a Jordan-Honda abre o período de testes para desenvolvimento do produto”, diz Carlos Leonam, coordenador de projetos especiais da Petrobras, lembrando que os lubrificantes ainda não têm data para começar a ser utilizados.

Inicialmente, a empresa brasileira foi procurada pela Jordan-Honda, entre outras várias escuderias, por causa da gasolina, reconhecidamente uma dos melhores na F-1. O acordo acabou sendo fechado com Eddie Jordan para o fornecimento de óleo.

Os lubrificantes da Jordan-Honda serão desenvolvidos pela mesma equipe responsável pela linha de produtos comerciais Lubrax. O ponto de partida para a produção do óleo da F-1 foi, contudo, é o convênio tecnológico com a equipe Petrobras Junior de F-3000.

“Por causa da F-3000 não saímos do zero. Apesar de o motor da F-1 ter quase o dobro de potência de um de F-3000 (800hp contra 450hp), a parceria com a Petrobras Junior nos deu o conhecimento necessário para produzir lubrificantes de alta perfomance”, afirma Marco Antônio Almeida, responsável pelo desenvolvimento dos lubrificantes. “A tecnologia aplicada ao produto da F-1 pode vir a ser utilizada nos óleos comerciais, sofrendo uma adaptação. Isso já aconteceu na F-3”, continua Almeida.

A coordenadora técnica da Petrobras, Maria Adelina Santos Araújo, estará presente nas corridas de F-1. A marca Lubrax será exposta nos espelhos retrovisores dos carros amarelos da Jordan-Honda EJ 11.

A Jordan A equipe Jordan-Honda é conhecida no circo da F-1 como “equipe rock’n’roll”: uma escuderia que sabe ser séria tão bem quanto se divertir. Fundada em 1991 pelo irlandês Eddie Jordan, a equipe conquistou ao expressiva marca de três vitórias, seis primeiras filas e onze podiums nos últimos três anos. Em 1998, quebrou a hegemonia de Williams, McLaren, Benetton e Ferrari, que já vinha desde 1989, e fechou a temporada em quarto lugar. Em 2000, a Jordan foi a única equipe a dividir com Ferrari e McLaren a primeira fila nas largadas.

“Somos uma força emergente na F-1. Nosso objetivo é conquistar o título mundial sem esquecer de nos divertir enquanto isso”, diz Eddie Jordan.

Estatísticas:

  • GP’s disputados – 168
  • Voltas mais rápidas – 2
  • Pole positions – 2
  • Melhor colocação – 3º lugar, em 1999
  • Vitórias – 4

    Os pilotos da Jordan-Honda para a temporada 2001 são o alemão Hainz-Harald Frentzen e o italiano Jarno Trulli. O brasileiro Ricardo Zonta, campeão da F-3000 em 1997 com apoio da Petrobras, é o piloto de testes.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: maio 10, 2001

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure