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Petrobras Lubrax anuncia equipe para Dakar 2004


Jean Azevedo correrá de KTM 700 no Dakar 2004 (foto: Ricardo Ribeiro/VipComm)

São Paulo – A equipe Petrobras Lubrax se prepara para a 17ª participação consecutiva no Rally Paris-Dakar, de 1o a 18 de janeiro de 2004, entre Clermont Ferrand, na França, e Dakar, no Senegal. Formada pelos pilotos André Azevedo, nos caminhões, Jean Azevedo, nas motos, e Klever Kolberg e Lourival Roldan nos carros, o time brasileiro tentará repetir ou superar a façanha da edição 2003, quando conquistou o pódio simultâneo em carros, motos e caminhões. A equipe é a única do mundo competindo em todas as categorias.

Uma das grandes novidades está nas motos. A conquista do excelente resultado no Dakar 2003, quando garantiu o bicampeonato na categoria Production e o quinto lugar na classificação geral, rendeu a Jean Azevedo o reconhecimento da fábrica KTM. Ele foi um dos 10 pilotos selecionados em todo o mundo para correr em 2004 com uma moto KTM semi-oficial, de 700 cilindradas. O novo equipamento permitirá ao piloto brigar por melhores posições e até lutar por resultado inédito para o Brasil no maior rali do mundo.

Outra novidade é que com este equipamento, Jean estará correndo na categoria Super Production, para os protótipos, onde a preparação e manutenção são quase ilimitadas, permitindo até a substituição de motor durante a prova. “Desta forma poderei definir estratégias mais agressivas em busca de melhores resultados. O meu objetivo é pelo menos me manter entre os cinco primeiros na classificação geral ou até terminar em terceiro”, afirmou Jean. No Dakar 2003 ele tinha o objetivo de conquistar o bicampeonato na Production, categoria que não permite a troca de componentes e peças fundamentais, e por isso ele evitou forçar demais o equipamento (veja a ficha técnica da moto de Jean em “Veículos Utilizados”).

A fábrica da KTM, na Áustria, vai fornecer à equipe Petrobras Lubrax um kit com uma moto 660, evolução do modelo utilizado em janeiro de 2003, com o novo motor de 700 cilindradas e suspensão traseira especial, idênticos aos que pilotos oficiais da KTM utilizaram no Dakar passado, inclusive o Francês Richard Sainct, vencedor de 2003 e tricampeão da prova. As principais vantagens das motos oficiais em relação à “semi-oficial” são o freio dianteiro e o uso de peças mais leves e resistentes, construídas com materiais especiais. A equipe KTM oficial terá oito motos monocilíndricas de 700cc e quatro bicilíndricas 950cc.

Para pilotar num ritmo mais forte e agressivo, Jean está fazendo intenso programa de condicionamento físico e treinamento para alcançar o alto desempenho e o nível de concentração. “Andar na frente no Dakar significa correr riscos maiores e a navegação fica mais complicada. Como as motos largam antes de todos os veículos, o número de rastros é menor. Ou seja, preciso estar sempre atento para não errar o caminho”, afirmou.

A nova moto de Jean Azevedo também exigiu o desenvolvimento de alguns componentes para suportar a potência maior da KTM 700, como os pneus. A Pirelli montou um programa de treinos e testes no deserto do Atacama, no Chile. Durante duas semanas Jean irá simular as mesmas condições de piso, como areia, pedras e terra, encontradas no deserto da África. A Petrobras também desenvolveu um combustível especial, idêntico ao que é utilizado durante o Dakar.

Jean Azevedo embarcará para o Rally Paris-Dakar confiante e completamente recuperado do acidente que sofreu na primeira etapa do Rally dos Sertões, entre Goiânia e Padre Bernardo, em Goiás. O piloto da equipe Petrobras Lubrax bateu em uma porteira que estava fechada e passou por uma cirurgia no úmero, precisando colocar dois pinos.

Carro e caminhão – Além das motos, o Dakar 2004 está repleto de novidades. O regulamento na categoria Carros sofreu alterações e o Mitsubishi Pajero Full de Klever Kolberg e Lourival Roldan precisou ser adaptado às novas regras, que agora proíbe o uso de sistema de controle de pressão dos pneus de dentro do veículo. A idéia de acabar com essa facilidade é justamente proporcionar mais competitividade. “O sistema de pressão de pneus é muito usado nas dunas, quando temos que murcha-los para facilitar a passagem pela areia. O sistema faz grande diferença”, afirmou Klever Kolberg.

Também serão feitos outros ajustes, como o alívio de peso na carroceria, a instalação de um novo intercooler e principalmente uma nova preparação no motor, proporcionando mais potência e mais torque, os principais problemas enfrentados no Dakar 2003. Será a quarta vez que Klever competirá com o mesmo Mitsubishi Pajero Full. Para testar o carro, ele embarcará em novembro para a Alemanha, para onde foi transferida da França a Ralliart, empresa responsável pela preparação de carros de rali.

Uma grande novidade no carro é o novo pneu Pirelli, desenvolvido e fabricado no Brasil, que nos testes mostrou ser superior ao importado. O modelo será o Pirelli Scorpion ATR, já aprovado nas provas brasileiras. Com esse pneu Klever Kolberg e Lourival Roldan venceram o Rally do Café e o Rally Rota Sul, provas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. O programa de desenvolvimento continuará até as vésperas do Dakar com treinos especiais nas dunas de Arraial do Cabo. Para 2005 o plano de Kolberg é participar do Rally Paris-Dakar com um novo carro, mais desenvolvido, tentando igualar a condição que a equipe já conquistou nas motos e caminhões, com equipamento semi-oficial de fábrica.

O caminhão Tatra de André Azevedo contará novamente com a presença dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec, seus companheiros no vice-campeonato na classificação geral de 2003. Para tornar o caminhão ainda mais competitivo contra a marca russa Kamaz e a holandesa DAF, a potência do motor subiu de 700 HP para 745 HP. A traseira do caminhão também foi modificada com a instalação de um baú feito em vinil que reduz o peso do caminhão em 250 quilos.

Os caminhões também participarão da prova com uma novidade no regulamento: a instalação de um restritor de entrada de ar do motor. Os engenheiros da Tatra já realizaram testes na República Checa e André ficou confiante. “Acredito que a configuração do nosso motor de 12 cilindros, e refrigerado a ar, poderá ter vantagens com o novo regulamento”, afirma André.

No Brasil, André Azevedo também intensificou os treinamentos com o caminhão Mercedes-Benz 2428, o mesmo com o qual conquistou o título de campeão do Rally dos Sertões 2002 e o vice-campeonato neste ano.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, IBM, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.

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Site oficial da equipe: www.parisdakar.com.br

Este texto foi escrito por: Ana Carolina Vieira/Ricardo Ribeiro/Cláudia David