Webventure

Petrobras Lubrax apresenta equipe para o Dakar


Equipe Petrobras Lubrax (foto: Ricardo Ribeiro / Vipcomm / Divulgação)

São Paulo – Na comemoração dos 25 anos do Rally Paris-Dakar, a Equipe Petrobras Lubrax parte em busca de três pódios em carro, moto e caminhão. Esta será a 16ª participação consecutiva dos brasileiros na prova que larga no dia 1o de janeiro de 2003 em Marselha, cidade do litoral francês, com um roteiro completamente diferente, mudando o rumo final da caravana. No lugar das praias de Dakar, o destino será o Mar Vermelho, em Sharm el Sheikh, no Egito. Os competidores passarão por cinco países da Europa e África (França, Espanha, Tunísia, Líbia e Egito).

Como nas quatro edições anteriores, a equipe Petrobras Lubrax enfrentará o desafio de estar presente nas três categorias. Para ser ainda mais competitiva, Jean Azevedo correrá com uma motocicleta KTM LC4 660 Rally, disputando o título na categoria Moto Production e ainda poderá trazer um segundo troféu, o Moto Marathon. Essa será a quinta participação de Jean no Dakar. Ele voltou para a Equipe Petrobras Lubrax neste ano e conquistou o tricampeonato do Rally dos Sertões.

André Azevedo, piloto do caminhão Tatra, quer a vitória na geral da categoria. “Continuamos desenvolvendo o veículo, aumentando a potência do motor de 645 HP para 700 HP com a modificação do turbo e do intercooler. Acreditamos que as chances serão maiores que na edição passada, quando uma mudança no regulamento exigiu que a equipe refizesse todo o caminhão com pouco tempo para treinos e testes das mudanças”, afirmou André, irmão de Jean.

Esta será a quinta participação de Azevedo com caminhões no Dakar. Na estréia, em 1999, junto com o checo Tomas Tomecek e com a jornalista brasileira Leilane Neubarth, ele conquistou o terceiro lugar na classificação geral. Em 2000, outro importante resultado: a quarta colocação. André correrá, pela terceira vez, com Tomecek e outro checo, Mira Martinec, engenheiros da fábrica da Tatra. “Ter engenheiros da fábrica ao meu lado é muito importante, tanto na correção de um eventual problema quanto no desenvolvimento de veículo após a prova”, disse André.

Nos carros a grande novidade é o navegador Lourival Roldan fazendo a estréia no Dakar, ao lado de Klever Kolberg, com um Mitsubishi Pajero Full 3.2 Diesel. A dupla já compete junta no Rally dos Sertões há três anos. Na edição anterior do Dakar, em janeiro de 2002, Kolberg tinha o francês Pascal Larroque como navegador.

Esta será a sétima participação de Klever na categoria carros, sempre de Mitsubishi. Antes ele competiu nove anos com motos e é dono dos melhores resultados brasileiros no Dakar nas duas modalidades. Em 1993 ele foi campeão da categoria Motos Maratona e quinto na classificação geral. Em 2002, Kolberg foi vice-campeão nos carros Super Production Diesel e oitavo na geral.

Além da meta inédita para 2003 de alcançar o pódio nas três categorias, com a 16a participação no Dakar a Equipe Petrobras Lubrax dá início à conquista de outros dois objetivos:

1. Com a “maioridade” alcançada, formar “sucessores” para que a Equipe Petrobras Lubrax continue sempre crescendo e evoluindo, com ou sem as presenças de André Azevedo e Klever Kolberg;
2. Conquistar a vitória na classificação geral nas categorias carros, motos e caminhões até 2010.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br)

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Site na Internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira / Cláudia David
Pabx:(11) 3865-5741/Celular:(11) 9917-0056

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira