Foto: Pixabay

Petroleiro vai afundar na costa espanhola

Redação Webventure/ Aventura brasil

O avariado petroleiro Prestige, que já derramou 4 mil toneladas de óleo na costa da Espanha, se partiu e vai afundar. Na manhã desta terça-feira (19/11), a embarcação que transporta 70 mil toneladas foi parcialmente submersa deixando apenas parte da popa e da proa fora d´água.

O próprio governo espanhol não sabe dizer se há risco de que mais petróleo vaze; a expectativa é de que o líquido continue abrigado em contâiners. Pode-se levar dias ou horas para que o Prestige afunde completamente.

Ambientalistas acreditam que os danos até agora são mínimos se comparados com o que poderá acontecer com o rompimento do navio. O derramamento de todo o óleo ocasionaria um acidente duas vezes maior do que o ocorrido em 1989 com o Exxon Valdez, no Alasca.

O Prestige, de 26 anos, fazia sua última viagem e foi avariado na semana passada, durante uma tempestade. O capitão do barco, o grego Apostolos Mangouras, continua sob custódia. Ele é acusado de desobedecer às autoridades e provocar danos ao ambiente. Sua fiança foi estabelecida em 3 milhões de Euros.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 19, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure