A Associação Petrolinense de Atletismo (APA), localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, vem transformando o cenário esportivo e social da região. Com 21 anos de história, a APA já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a base até o alto rendimento. Recentemente, a associação foi destacada nas plataformas de mídia do Ministério do Esporte como um case de sucesso, reconhecido como referência de impacto social e esportivo no Nordeste.
Único clube de atletismo do Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca pelos projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, lidera quatro iniciativas: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo, Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão, este voltado para o alto rendimento, beneficiando diretamente 120 atletas, com idades entre 20 e 35 anos.
Entre os atletas que representam a APA estão nomes de destaque, como Samira Brito, que recentemente competiu nos Jogos Paralímpicos de Paris, e o maratonista Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro e recordista do Campeonato Pan-Americano de Maratona 2023. Justino destaca a importância da associação em sua trajetória: “Lembro quando tudo era difícil. Hoje, ver a APA reconhecida é um orgulho imenso. Isso significa muito para o esporte e para a nossa região.”
Além do alto rendimento, a APA também investe nas Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Sem Fronteiras, que atendem 720 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, em Petrolina, Ouricuri, Bodocó, Lagoa Grande, Remanso e Juazeiro. “As escolinhas eram um sonho antigo. O sucesso nos motivou a expandir para a zona rural e outros municípios. Estamos orgulhosos do impacto social que promovemos”, comemora Natanael Barros, diretor-executivo da APA.
Domingos Rodrigues, presidente da APA, destaca o crescimento da instituição como um exemplo de como o investimento no esporte de base e no alto rendimento pode transformar vidas. “Nosso objetivo sempre foi criar uma base sólida de atletas, proporcionando condições para que competissem de igual para igual com os melhores do Brasil. Cada conquista é a confirmação de que estamos no caminho certo”, afirma.
Com paixão, transparência e dedicação, a APA continua a trilhar um caminho de sucesso, promovendo a inclusão, a formação de atletas e o desenvolvimento de talentos, tanto no esporte quanto na vida.