Produtos falsificados trazem perigo aos utilizadores (foto: Divulgação)
A empresa de equipamentos de montanhismo Petzl, uma das maiores do mundo no ramo, descobriu recentemente produtos falsificados sendo vendidos em seu nome. Prezando pela segurança de seus clientes, a empresa está tomando uma série de precauções para evitar que os mesmos cheguem às mãos dos compradores, já que as cópias apresentam uma série de riscos.
Os diversos defeitos dos produtos falsificados, que se parecem iguais aos originais, variam desde a questão de desempenho até resistência, já que as falsificações não possuem os padrões necessários das normas CE ou UIAA e também não contam com os requisitos de qualidade e segurança da Petzl.
Dois exemplos apresentados pela empresa são o risco de quebra em atividades com cargas baixas, em que o eixo maior das cópias apresentou 13kN, sendo o mínimo exigido de 20kN, e também a dobra da armação e liberação da corda com 4kN aplicados, sendo a exigência das regras internacionais de 6kN.
Ações – Apesar de poucos equipamentos falsos terem sido encontrados no mercado, um dos motivos que mais preocupa a empresa é do fato dos produtos serem extremamente bem reproduzidos. Os falsificadores preocuparam-se em copiar design, cor, todas as marcar no produto, números de rastreabilidade, instruções para uso (inclusive os mínimos detalhes), embalagem e todas suas marcações, o que exige uma avaliação meticulosa dos mesmos para encontrá-los.
Por tal motivo, a empresa iniciou uma série de ações para evitar a venda dos produtos falsificados, entre elas manter os clientes informados, visitas constantes de técnicos da Petzl nas lojas de todo o Brasil sem se identificarem, de forma a verificar se existem lojas com produtos que não foram fornecidos pela Spelaion (fornecedora oficial no país), contato frequente com a Petzl França para saber sobre o ocorrido em outros países e trabalho em conjunto com distribuidores da empresa de outros países.
Este texto foi escrito por: Webventure