Webventure

Piano/Almeida campeões nos carros; Barrasa/Papacena nos caminhões; e Jean penta nas motos


Edu Piano e Marcos Rogério campeões pela 1ª vez. (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

O Rally dos Sertões de 2005 já conhece seus campeões: Edu Piano e Marcos Rogério Almeida nos carros, Jean Azevedo nas motos, e Amable Barrasa e José Papacena nos caminhões. Os competidores entraram para a décima e última especial, disputada hoje, na condição de líderes e confirmaram o resultado sem grandes sustos, no trecho entre Brasília (DF) e Goiânia (GO).

O piloto paulista Edu Piano e o navegador cearense Marcos Rogério Almeida nunca haviam conquistado o título do Sertões. De quebra, com o resultado deste ano, ainda recolocaram a Chevrolet de volta ao lugar mais alto do pódio no rali mais importante do país Édio Füchter vencera em 2001 e 2002.

Assim que cruzou a linha de chegada, a dupla começou a pular em cima da S10, ao som de uma sirene, para comemorar o título. Mecânicos e chefes da Chevrolet Rally Team também fizeram parte da celebração. “Vencer o Rally dos Sertões é uma alegria muito grande e um sonho que hoje se concretiza”, afirmou Edu Piano.

Já Marcos Rogério atribuiu o triunfo à inteligência na hora de escolher o modo de conduzir o carro. “O diferencial, que nos levou ao título, foi a estratégia. No início não tínhamos o tempo como foco. Na quinta etapa, quando o Klever quebrou, passamos a administrar a vantagem”, disse o navegador, há dois anos junto de Piano.

Veterano – Se Edu Piano e Marcos Rogério são marinheiros de primeira viagem na comemoração do título do Rally dos Sertões, o piloto Jean Azevedo vive situação muito diferente. O paulista de 31 anos faturou neste ano o rali pela quinta vez já ganhara em 1995, 2000, 2002 e 2004.

Porém o gosto da conquista do Sertões de 2005 é maior que o de anos anteriores. A prova valeu como etapa do Mundial de Rally Cross-country. Desta maneira, o piloto da equipe Petrobras/Lubrax se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma prova dessa competição.

“Sem dúvida, está vitória tem um gostinho muito especial pois conquistei o título entre os principais pilotos do meu país e também entre grandes estrangeiros”, afirmou o pentacampeão, lembrando do chileno Carlo de Gavardo e do espanhol Marc Coma, atual vice-líder do Mundial de Cross-country.

O título também garante a Jean o status de maior vencedor da história do Rally dos Sertões, ao lado de seu irmão, André Azevedo. “Hoje a especial foi tranqüila, mas fiquei bastante atento. Tive que manter a calma e não me arriscar em algum acidente ou com a quebra do equipamento”, explicou.

Regular ao extremo – Amable Barrasa e José Papacena provaram que a regularidade é tudo para quem sonha em ser campeão do Sertões. Estreantes na categoria caminhões, eles chegaram ao título graças à constância em seus resultados. Até a última especial, disputada hoje, eles não haviam vencido qualquer etapa.

Resultado final entre os carros
1) Edu Piano e Marcos Rogério Almeida 26h51m00
2) Ulysses Bertholdo e Rafael Capoani 27h27m27
3) Reinaldo Varela e Bruno Mega 27h41m33
4) João Franciosi e Fabrício Abrantes 27h41m37
5) Klever Kolberg e Luiz Carlos Palú 27h53m08

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola