Percurso é definido por infláveis (foto: Divulgação)
Direto de Perth, Austrália A população da cidade de Perth, capital do Estado de Western Australia, lotou as margens do rio Swan na manhã do dia 19 para assistir à final do Campeonato Mundial Red Bull Air Race, a primeira competição aérea de velocidade e acrobacias no mundo.
Mais de 300 mil pessoas acompanharam de perto as façanhas dos pilotos que disputaram o título em nove etapas ao redor do planeta. Durante a prova, os aviões modelo Extra 300 ou Zivko Edge 540V realizaram um trajeto traçado pela organização passando por dentro de infláveis com 20 m de altura e 14 m de distância entre cada um, com uma velocidade de até 450 km por hora. Neste esporte, os pilotos são obrigados a passar por dentro dos infláveis com a angulação determinada pelos juízes e a realizar difíceis manobras.
O piloto americano Kirby Chambliss levou o titulo do Campeonato Mundial de 2006, mesmo após conquistar o terceiro lugar na prova de Perth. Já o vencedor da última etapa foi o húngaro Peter Bessenyei, nada mais, nada menos que o inventor a competição, em 2003.
Vencer esse campeonato é agora meu maior prêmio, pois não existe evento na aviação que se compare a esse no mundo, declarou Chambliss. Bessenyei completou o circuito em 02m39seg78, seguido por Bonhomme (02m40seg37) e Chambliss (02m42seg.24). Esta foi a segunda vitória de Bessenyei no circuito, após vencer em Barcelona no mês de maio.
O Red Bull Air Race 2006 teve largada em Abu Dhabi, em março, e passou por cidades como Barcelona, Berlim, São Petersburgo, Istambul, Budapeste, Longleat e São Francisco, terminando no continente australiano.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini