Depois de mais de 250 Km e quase 11 horas de muitas disputa pelas trilhas da região, terminou ontem o 12º Enduro da Lua Cheia, em Santa Catarina, que valeu pela abertura do Estadual e também contou pontos para o Regional Sul de enduro. A vitória na categoria principal, Master, foi do piloto de Tubarão (SC) Waldir Luiz Fretta.
Ao todo 102 pilotos largaram à meia noite do domingo no Balneário Rincão, a 20 Km de Criciúma. Na primeira parte da prova, os competidores seguiram pela praia até a entrada que os levou para as demais trilhas da região do Balneário. O que se viu nesse início foi muita areia, mais pouco problema com a navegação, apesar de que à noite não é possível avistar aquele referência do caminho certo e muitas vezes se passa reto.
Breu – Perto da 1h30, os pilotos retornaram ao local da largada para um neutralizado. Depois, partiram em direção às trilhas das cidades vizinhas. Este período, até as 5h30, foi o mais difícil para navegação. O segredo era diminuir o ritmo até encontrar a estrada e descontar o tempo perdido no caminho certo. “Na metade da prova, percebi que venceria por que muitos favoritos se perderam”, disse Fretta, que estreou na Master.
Já na parte diurna, entre 5h30 e 10h30, o maior inimigo dos pilotos foi o cansaço. Não foram poucos os que chegavam aos neutros, arrumavam um canto no chão e dormiam até a hora de voltar para as trilhas. “O
gostoso do Enduro da Lua Cheia é o desafio do corpo e da mente. Aqui se atravessa os limites, pilotando em um ritmo forte durante quase onze horas e em condições visuais muito precárias”, definiu Celso Menezes, na Sênior. Mesmo assim, apenas 15 competidores não conseguiram completar a prova, patrocinada pela Terra com realização do Moto Trail de Criciúma, considerada como a edição mais difícil de todas.
Enduro da Lua Cheia – resultados
Master
1) Waldir Fretta – Tubarão (SC)
2) Eder “Rato” Marcondes – Tubarão (SC)
3) Marcelo Pires – Criciúma (SC)
Sênior
1) Fábio Roberto Becker – Braço do Norte (SC)
2) Maicon Medeiros – Içara (SC)
3) José Ricardo de Castro – Florianópolis (SC)
Nacional
1) Antônio Mallao – Brusque (SC)
2) Pedro Restering – Criciúma (SC)
3) Milton Júnior – Criciúma (SC)
Este texto foi escrito por: Webventure