Webventure

Piloto mais jovem do país vence Festival de Balonismo de Torres (RS)


Kaio é o vencedor mais jovem do Festival (foto: Adriano Daca/ Prefeitura de Torres)

O campeão do 20º Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS), que aconteceu entre os dias 17 e 21 de abril, têm apenas 21 anos, mas mostrou que pode brigar com igualdade com os veteranos.

Kaio Chemin, considerado o piloto mais jovem do país, ganhou um carro zero quilômetro pela conquista, já que o prêmio seria dado ao piloto que conseguisse vencer a Prova da Chave, e que foi cancelada devido ao mau tempo. Na prova, vence quem conseguir alcançar a chave do carro presa a um mastro sem encostar o balão no chão.

Kaio começou a voar por influência do seu pai, Mauro Chemin, e o acompanhou junto com sua equipe por 12 anos. Há dois anos ele voa profissionalmente. “Agradeço a Deus e também ao meu pai, que sempre me ensinou e me incentivou a voar”, afirmou o campeão.

E quem pensa que pai e filho são adversários, mesmo competindo separados em muitas provas, engana-se. “Mesmo competindo comigo, meu pai diz que ter o seu filho na ponta é o que importa para ele”, explicou.

O balonista pretende ir para o Mundial, em 2010, e por isso irá participar do Campeonato Brasileiro em junho, em Maringá (PR), já que os cinco melhores estarão classificados para o mundial.

O garoto paranaense venceu o Festival Internacional com 5973 pontos. Na seqüência ficaram Fábio Passos, de São Paulo, com 5763 pontos, e a francesa Martine Besnainou, com 5717 pontos.

Sucesso em 2008, novidades para 2009 – De acordo com a Brigada Militar de Torres (RS), 150 mil pessoas passaram pelo evento. Mesmo com a chuva de domingo, o evento foi muito bom para Bruno Schwartz, presidente da Air Show. “Realizamos ótimos vôos até sábado, quando o público pode apreciar a beleza do balonismo”, destacou ele, completando que para a próxima edição balões com formas diferenciadas farão parte da competição.

João Alberto Cardoso, prefeito de Torres, ressaltou o sucesso do Festival. “O evento foi ótimo e mostrou porque é considerado o maior da América do Sul no gênero. Além de um belíssimo espetáculo, ele fomenta o turismo e contribui para o crescimento da cidade”.

Este texto foi escrito por: Webventure