A KTM 150 XC moto inusitada guida pelo argentino no Dakar 2011 (foto: Divulgação/ KTM)
Mesmo quase duas semanas após o fim do Rally Dakar 2011, o argentino Luis Belaustegui ainda não perdeu a fama quase instantânea que ganhou por correr o maior rali do mundo em uma KTM 150 XC. O experiente piloto, de 46 anos, tinha uma das motos menos potentes de sua categoria. Mesmo assim, completou o Dakar como veículo de assistência, após ser eliminado da disputa na sexta etapa.
Eu decidi continuar correndo com a KTM 150 na rota da assistência, contou o argentino. Andei todo o caminho de Arica (no Chile) até Buenos Aires a 120 km/h e a moto foi maravilhosa, assegurou o piloto, que se tornou uma personalidade local por sua aventura inusitada, concedendo entrevistas para as mídias argentina, espanhola, francesa e até alemã. Uma TV espanhola, inclusive, conversava com ele todos os dias.
Apesar da fama, Luis Belaustegui entrou para a lista de abandonos ainda na sexta das 13 etapas do Dakar 2011, quando não conseguiu chegar ao final da especial no tempo máximo permitido. Além da pouca potência e do tamanho reduzido de sua moto, que o faziam perder muito tempo em relação aos melhores competidores da categoria, o argentino também ficou para trás por causa da solidariedade exacerbada.
Era comum ver Belaustegui parando para ajudar outros pilotos, o que ele pretende rever em sua próxima participação no Dakar, provavelmente já no ano que vem. Agora, depois de conversar com pilotos e outras pessoas, eu entendo meu erro. Mesmo que eu pare para ajudar os pilotos, vou fazer de um jeito que não afete a minha prova. Eu aprendi muito sobre as regras do Dakar, afirmou o argentino.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 27, 2011