Webventure

Piloto segue caravana com carro de rali após desistência


O piloto Riamburgo Ximenes (foto: Eliseo Miciu)

Embora já tenha desistido do Rally dos Sertões de 2011 após duas etapas muito problemáticas, Riamburgo Ximenes ainda transita pelas rodovias do Tocantins com seu carro de competição, o Proton. O piloto, que em Goiás enfrentou falhas no equipamento, vai com seu veículo até Palmas (TO), onde pegará um avião para Fortaleza (CE).

O cearense teve problemas logo na primeira especial com o sensor do girabrequim, e isso fez seu carro parar. “No segundo dia fui traído: ele entrou em modo de segurança. Por fim, um cabo do motor de arranque deu mal contato, o carro parou e não funcionou mais”, disse. “Com esses dois forfetes (tempo limite para completar a prova estourado), a prova perdeu o sentido para nós, porque realmente viemos para cá para lutar pela liderança.”

O companheiro do navegador Stanger Eler explicou sua logística: “Em Porangatu, estávamos entre Brasília e Palmas. Resolvi acompanhar os amigos hoje [sexta-feira]. Farei isso até Porto Nacional. De lá vou para Palmas, pego um avião e vou a Fortaleza, onde esperarei a caravana do rali. Domingo de madrugada chego à minha casa e vou preparar uma recepção para os amigos.”

O veterano piloto, campeão de 1999 do Rally dos Sertões, afirmou ter encarado esta desistência melhor que em outras vezes. “Fiquei muito surpreso com minha reação. Acho que os cabelos brancos me ensinaram um bocado de coisas. Em outras ocasiões em que enfrentei abandonos, sentia uma angústia, um aperto no coração. Eu só digeria isso com seis meses”, declarou.

Neste domingo os competidores irão de Porto Nacional a Lizarda (TO).

Este texto foi escrito por: Andrei Spinassé, direto de Porto Nacional (TO)