Omar Contreras em vôo solo (foto: Divulgação)
Após 90 dias de aventura, 10 mil quilômetros percorridos e 101 horas e 20 minutos de vôo, a expedição Volando el Sur está percorrendo o Brasil. Comandada pelo piloto venezuelano Omar Contreras, a expedição percorre o continente sulamericano a bordo do ultraleve El Cóndor e esteve no Rio de Janeiro ontem (15/7). Antes, Contreras passou pela Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Uruguai.
O ultraleve entrou no país pelo Rio Grande do Sul e a meta é percorrer os 8 mil quilômetros de costa, passando pelos estados do Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, num período previsto de 12 dias.
Ontem no Rio, o ultraleve pousou no fim da tarde, no Aeroclube Asas do Céu, em Jacarepaguá. Ao todo, Volando el Sur vai cumprir 21.500 quilômetros, passando por 13 países. Após passar nos estados brasileiros costeiros, a expedição segue para as Guianas e termina na Venezuela.
O piloto – Omar Contreras tem mais de 20 anos de experiência em vôo livre, pilota sozinho o ultraleve El Cóndor. O equipamento, um Clipper 912, conhecido como Trike (tipo asa delta motorizada), possui autonomia de vôo de seis horas e pode percorrer distância de 500 quilômetros em cinco horas. O modelo conta com dois tanques auxiliares que trabalham por gravidade para aumentar a autonomia de combustível por mais três horas.
Contreras é piloto instrutor de asa delta, ultraleve, parapentes, ultraligeiros anfíbios, asa delta motorizada e de pára-quedas. Seu currículo tem importantes recordes nas diversas modalidades de vôo esportivo: Vôo em equipe (de ultraleves), de Miami até Lake Land, Flórida (1989); Mundial de Distância em pára-pente com motor, de Ilha Margarida até Maracaibo (Venezuela) com 1.000 quilômetros percorridos sem apoio em terra (1991); Nacional de Distância em ultraleve, de Ilha Margarida até São Cristóvão, na Venezuela, com 1.300 quilômetros sem apoio em terra (1992); Nacional de Distância, Ilha Margarida/Maracaibo/Ilha Margarida, num total de 2.400 quilômetros em ultraleve anfíbio sem apoio em terra (1993).
Volando el Sur é uma expedição pessoal de Contreras, desportista, mas também tem a missão de chamar a atenção para questões ambientais, destacando a América do Sul como uma das regiões de maior biodiversidade do planeta. Primeira do gênero na América do Sul, a viagem começou em março na Ilha Margarida, na Venezuela.
A equipe é composta por oito pessoas, entre elas profissionais de TV que acompanham o piloto, registrando o passo a passo da expedição. A empresa venezuelana PDVSA apóia a expedição, que no Brasil opera com a subsidiária PDV Brasil na comercialização de combustíveis e lubrificantes.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure