Experiência no Sertões dá confiança aos pilotos da VW (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Direto de Buenos Aires – Dos quatro pilotos oficiais da Volkswagen que largam amanhã (3) para o Dakar 2009, dois deles consideram ter vantagem na prova pelo conhecimento de rali e terreno na América do Sul, adquirido durante o Rally dos Sertões 2008, em junho no Brasil. O sul-africano Giniel de Villiers foi campeão da prova brasileira, ao lado do alemão Dirk von Zitzewitz. Já o americano Mark Miller foi o segundo colocado, com a navegação do sul-africano Ralph Pitchford.
Vir para o Brasil ajudou, conseguimos ter uma idéia do que é rali nesta parte do mundo, disse Villiers. Já Miller acredita que essa experiência pode ser um trunfo a favor da equipe alemã. O rali no Brasil foi muito mais difícil do que nós esperávamos no começo. Dez dias sem descanso não foram fáceis. De todos os ralis que fizemos, acho que o Sertões é o melhor para nos preparamos para o Dakar. Nesse sentido, acho que o Villiers e eu temos uma vantagem, pois fizemos o Sertões e nenhum outro piloto tem idéia do que passamos lá, completou o americano.
Este será o quinto ano da Volkswagen no Dakar. Quando entrou na prova, os diretores da equipe anunciaram que o plano era de serem campeões em até cinco anos. Em 2007 ficaram muito perto do título, porém uma falha mecânica entregou a prova no colo de Stéphane Peterhansel, da Mitsubishi. Como em 2008 o rali foi cancelado, essa será a chance dos alemães alcançarem seu objetivo e, de acordo com os pilotos, a equipe está otimista.
Estamos muito bem preparados. A equipe fez um ótimo trabalho em levar o carro ao nível que está. Acho que estamos melhores do que estávamos em 2007 e 2008 e, com certeza, melhor do que estávamos no Sertões, avaliou Giniel de Villiers.
Nosso objetivo continua o mesmo. Queremos ser a primeira equipe a vencer um Dakar com um veículo a diesel, disse o chefe de equipe, Kris Nissen
Preparação – O VW Race Touareg 2 não sofreu grandes alterações desde o Sertões 2008 para competir o Dakar na América do Sul. Basicamente o carro é o mesmo. As mudanças foram no motor e suspensão, para melhorá-los um pouco mais, ficarmos mais leves e ajustar o centro de gravidade, explicou Villiers.
Mark Miller também se diz confiante, mas ressalta a imprevisibilidade da prova. Tenho que dizer que qualquer coisa pode acontecer. A razão pela qual passamos tanto tempo preparando o carro e testando tudo é para ter o menor risco de as coisas darem errado. Nessa parte, é impossível fazermos mais do que já foi feito. Estamos muito confiantes quanto a isso, disse.
Para ele, o acerto na navegação e velocidade são fundamentais. Não se trata da concorrência da Mitsubishi, do Robby Gordon ou da BMW, e sim de estar no caminho certo todos os dias. Mesmo o Rally dos Sertões foi assim, muito fácil de ultrapassar o limite e irmos rápido demais. Acho que aqui o segredo será usar a velocidade certa a cada dia, comentou o americano.
A principal estrela da Volkswagen é o espanhol Carlos Sainz. Dono de dois títulos no WRC e com um quarto lugar como pior resultado em 12 temporadas, Sainz tem um currículo mais modesto no Cross-country, foi nono no Dakar 2007, apesar de vencer o Campeonato Mundial no mesmo ano. O piloto de poucas palavras não esconde a ansiedade para a largada. As expectativas são as melhores. Sabemos que será uma prova complicada, dura, difícil e estamos bem preparados para isso. O que queremos é que comece o quanto antes, disse.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: janeiro 2, 2009