Mark diz que ausência de montadoras diminuem competitividade (foto: Divulgação/ Volkswagen)
O 16º Rally dos Sertões, que acontecerá entre os dias 18 e 27 de junho, será válido, pela primeira vez, como etapa do Mundial para carros. E será nessa categoria que a montadora alemã Volkswagen trará seus dois Touaregs para disputarem o rali por entre os seis Estados do centro-oeste, norte e nordeste do país.
A bordo de um dos carros estará o sul-africano Giniel de Villiers, que ao lado do navegador, o alemão Dirk von Zitzewitz, fará seu primeiro rali no Brasil. Eu nunca estive no Brasil, mas estou ansioso para conhecer o país e também competir em condições desconhecidas por mim, disse Villiers.
Há alguns meses a Volkswagen anunciou seu time no Rally dos Sertões e até então teria uma outra montadora internacional como concorrente, a BMW, que não virá mais para a competição. Diante disso, Giniel e seu navegador irão batalhar a vitória com outros pilotos de equipes diversas, mas ainda pouco conhecidos por eles.
Por não conhecer o país, não conheço muito os pilotos brasileiros, mas esperamos fazer uma boa troca de experiência com eles. Teremos que dar o nosso melhor no rali, afirmou o piloto.
Giniel de Villiers coleciona muitos títulos, como os primeiros lugares no Rally de Marrocos (2003, 2006 e 2007), no Rally da Tunísia (2006) e no Transibérico (2006), além da segunda colocação no Rally Dakar (2006) e no Mundial da FIA de Cross-Country (2007).
Mais Touareg – A outra dupla que representará a montadora alemã sertão adentro será o norte-americano Mark Miller, que terá o sul-africano Ralph Pitchford no comando da navegação.
Miller, nascido em Phoenix, no Arizona, atualmente se dedica totalmente à profissão de piloto, deixando de exercer suas funções como investidor. Mas não é tão difícil entender sua nova profissão, já que a paixão por rodas o acompanha há muitos anos, desde 1979, quando começou em competições.
Em 1997, Mark Miller foi campeão da NASCAR Ultra Wheels Truck Series. Nos anos seguintes vieram muitos títulos e conquistas pilotando caminhões, motos e carros, como a quarta e a quinta colocação no Rally Dakar, em 2006 e 2007. E entre seus hobbies estão mountain bike e snowmobiling, uma espécie de quadriciclo de neve.
Eu espero uma prova desafiante e um grande rali, com muitas paisagens e gente bacana, disse Miller sobre sua expectativa de disputar o Rally dos Sertões 2008.
Já para o percurso, Mark Miller, que nunca disputou o Sertões, prevê algumas dificuldades. O que eu sei é que tem etapas com trechos mais travadas, com pedras e pegadinhas na navegação.
Com relação à participação da Volkswagen no Rally dos Sertões como única montadora internacional na disputa, a dupla de pilotos têm opiniões diversas.
Para Giniel de Villiers, o fato não muda a disputa. Eu não vejo diferença de nós (Volkswagen) para as outras equipes. Acima de tudo, nosso foco é no nosso time, para fazermos o melhor trabalho possível, sem nos preocuparmos com as outras equipes. Se você faz seu trabalho corretamente, todo o resto se acerta, afirma Giniel.
Já Mark Miller pensa de outra forma, e afirma que outras equipes internacionais, como eles, dariam nova competitividade ao rali. Como etapa do mundial, eu espero que o Rally dos Sertões seja um grande evento, como manda algumas pontuações da organização. Porém, o que eu sentirei falta é de outras equipes de montadoras de fora do Brasil para elevar o nível competitivo do rali, comenta.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: fevereiro 23, 2017