Novos códigos da planilha (foto: Divulgação)
Direto de Goiânia (GO) – Os pilotos de moto tiveram hoje o primeiro contato com novos códigos da planilha do rali. Agora o mapa da especial dado aos pilotos tem símbolos que representam subidas, descidas, pontes estreitas e outros obstáculos. A entrada da prova no calendário do campeonato mundial fez a organização adaptar a planilha ao padrão internacional.
Dá para nos orientar muito melhor. Sabemos como são os obstáculos, foi muito bom. Para mim não é novidade, porque já tive contato com esse tipo de planilha. Acredito que o pessoal que navega faz tempo não terá dificuldades, é só dar uma olhada nos significados na hora de marcar a planilha, no dia anterior, comentou Juca Bala, bicampeão do Sertões e professor de pilotagem off-road para motos.
A dica serviu até para os competidores estreantes. O gaúcho Martin Hahn está no seu primeiro Sertões e gostou da planilha. Os símbolos são bem dedutíveis e eu estudei os significados, como se fosse auto-escola, brincou. O piloto está acostumado com provas de regularidade e sentiu dificuldade em navegar em alta velocidade. De vez em quando tenho que tirar a mão para não me perder, é muito rápido, comentou.
Curecas – A principal mudança na planilha para 2006 está na graduação dos riscos. As curecas (desenho de caveiras que simbolizam o perigo) foram substituídas por pontos de exclamação. Agora o máximo são três pontos, que equivalem a quatro curecas da planilha anterior, significam de perigo de morte.
Com certeza esse novo formato é bem melhor para navegar. Dá pra associar melhor as coisas. Eu já estava acostumado, porque é o sistema usado em provas do campeonato mundial, que eu já fiz. Os outros competidores vão passar por um período de adaptação, como eu já passei, mas sem dúvida é melhor e mais seguro para os pilotos de moto, comentou José Helio, que teve problemas na passagem do rio Bagagem e terminou o dia em quinto lugar segundo o resultado extra-oficial.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: julho 27, 2006