O francês Cyril Despres (foto: KTM/ DPPI)
O atual líder do Campeonato Mundial de Cross-country para as motos, o francês David Casteu, estará no Rally dos Sertões 2006, prova que também vale como quinta etapa do mundial. O atual vice-campeão do Rally Dakar, o francês Cyril Despres, também está confirmado para a prova brasileira.
Além deles, o chileno Carlo de Gavardo confirmou presença na etapa, assim como no ano passado, quando o piloto foi campeão mundial para a categoria até 450cc no Sertões. Gavardo fará a sua quarta participação na prova. A 14ª edição do Rally dos Sertões começa em 27 de julho em Goiânia (GO) e termina em Porto Seguro (BA) no dia 4 de agosto.
Em diversas edições anteriores, pilotos portugueses, alemães, japoneses, chilenos, espanhóis, entre outros, já enfrentaram as dificuldades das trilhas brasileiras. Para esta edição, já estão inscritos três chilenos (De Gavardo, Francisco Lopez e Jaime Prohens Prohens), um franco-australiano (Christopher Barriere-Varju), três franceses (Cyril Despres, David Casteu e Laurent Lazard) e um polonês (Jacek Czachor).
Retorno – De Gavardo, da KTM-Repsol, não participou das três primeiras etapas do mundial em 2006 devido a um acidente em que fraturou o braço direito no início do ano. Ele estreará no Mundial no Rally dos Sertões.
Estes últimos meses foram de muito trabalho, tanto físico quanto psicológico. Depois do acidente, comecei a treinar consciente de que a primeira prova que disputaria no Mundial seria o Sertões. Por isso, quero me sair bem neste rali, que será muito prazeroso e complexo, com muitas trilhas novas e pilotos de alto nível, que estão brigando por pontos para o Campeonato Mundial, como é o caso do Cyril Despres e do David Casteu, avaliou o chileno.
Sei que a luta por tempos começará já na primeira especial e vai durar por todas as nove etapas. É preciso estar muito concentrado, pois o rali é difícil, com terrenos muito diferentes dos que estamos acostumados a enfrentar na África. Espero que saia tudo bem e que seja uma grande festa do rali, para mostrarmos para o mundo que a América tem excelentes lugares para provas de cross country, completou De Gavardo.
Agora a preocupação do chileno De Gavardo é o Dakar 2007. Como preparação para a prova, ele vai participar de importantes ralis como o Sertões, para treinar, além de ter o desejo de conquistar pela primeira vez o título da prova brasileira. Outro fator importante é o desenvolvimento da sua nova KTM de rali, que terá um chassi mais leve, partes do motor mais confiáveis além de um novo desenho.
Para os franceses Despres e Casteu, o Rally dos Sertões será novidade. Ambos têm credenciais de sobra para fazer uma boa prova. Despres venceu o rali Dakar em 2005 e ficou com o vice-campeonato na edição 2006. Este ex-mecânico de motos, de 31 anos, participou do Dakar pela primeira vez em 2000, junto com um amigo. Seu desempenho foi ótimo para um iniciante, ficou em 16º na geral e em segundo na categoria. Já no ano seguinte correu como piloto oficial da BMW. Em 2004 mudou para a KTM.
O atual líder do Mundial, David Casteu, na categoria Open, também correrá no Sertões pela primeira vez. O piloto que sempre correu entre os amadores e continua se considerando um, apesar de ter apoio oficial de fábrica, fez dobradinha com Despres em 2005 no Dakar, terminando em segundo lugar e ficou em oitavo em 2006.
Promessa – Outro destaque é o chileno Francisco Chaleco López. Com apenas 29 anos, Chaleco, como é conhecido em seu país, tem 15 anos de experiência em cima de uma moto. Já ganhou diversos títulos nacionais e sul-americanos em provas de motocross e enduro. Em ralis, o piloto ainda é novato, mas já mostrou que vai dar trabalho. Em março, ficou em terceiro lugar na abertura do Mundial de Cross Country, foi terceiro também no Rally da Sardenha e primeiro na categoria 450cc no Rally do Marrocos, quinto na geral.
Esta não será a primeira vez que Chaleco López competirá no Brasil. O piloto participou do Sertões do ano passado, mas não terminou a prova e também esteve por aqui em 2003, para o Six Days, prova só para motos, realizada em Fortaleza (CE). Considerado pelos chilenos como o sucessor de Carlo De Gavardo, Chaleco lidera a categoria 450cc do Mundial, seguido pelo francês Laurent Lazard, que também participará do Rally dos Sertões. Lazard é franco-uruguaio, é piloto de rali desde 1998, e antes se aventurou em provas de motocross e de enduro. Também corre de KTM e neste ano fez seu primeiro Dakar, ficando em 32º na geral e quarto na categoria Marathon Open.
Outro estrangeiro é o polonês Jacek Czachor, de 43 anos, que está em quarto lugar na categoria 450cc no Mundial. Czachor é tetracampeão polonês de enduro (1989-92). Esta também será sua primeira participação no Rally dos Sertões. Jaime Prohens . é mais um chileno que completa o time de estrangeiro inscritos até agora para a 14ª edição da prova. Em 2005 competiu no Sertões e terminou em 25º na geral e em segundo na Marathon.
Também do Chile, teremos a participação de Andrés Tamm, que correu o Sertões 2005 e da França, Ludovic Boinnard, que participará do rali pela quarta vez consecutiva, estará na equipe ASW Racing, a mesma que receberá Gavardo. Boinnard já foi profissional de enduro na França e seu melhor resultado no Sertões foi o quarto lugar na geral em 2005.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 10, 2006