Marc Coma foi da 4ª para 2ª colocação hoje (foto: Ricardo Leizer/ www.webventure.com.br)
O dia foi de calmaria e tranqüilidade na oitava especial do Rally dos Sertões. Os pilotos das 57 motos e três quadriciclos largaram mais tarde que nos outros dias, e saíram às 8h20 para o trecho cronometrado da prova.
Quem largou na frente foi o francês Cyril Despres, seguido por José Hélio, David Casteau, Marc Coma e Rubem Faria. Mas durante o percurso, o cenário de liderança mudou.
Despres manteve-se na frente até o fim da especial, porém Marc Coma ultrapassou Casteau e Zé Hélio, e ficou com o segundo melhor tempo, com 3h16min25. O único brasileiro entre os cinco melhores finalizou com 3h19min56, abrindo 4min08 de diferença para o francês, de acordo com o resultado extra-oficial. Até a sétima etapa, Zé Hélio tinha uma vantagem de 6min07 para Cyril.
Nos quadriciclos, Cristiano Batista terminou em primeiro, com 4h11min52 de prova, seguido por Robert Nahas, com o tempo de 4h18min18, na classificação extra-oficial.
Quatro Rodas – Nos carros, Mark Miller e seu navegador Ralph Pitchford largaram na frente, mas Giniel de Villiers e Dirk Von Zitzewitz passaram os companheiros da equipe alemã Volkswagen e finalizaram em 3h05min12. Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin tomaram a segunda colocação com 3h06min19, deixando Mark e Ralph na terceira colocação, com o tempo de 3h08min12, seguidos por Jean Azevedo e Youssef Haddad, que terminaram em 3h18min12. Os tempos ainda são extra-oficiais.
Quem deu adeus ao Sertões foi a piloto alemã Andrea Mayer. Ela e seu navegador Fabrício Nicolau tiveram problemas mecânicos na etapa de ontem e não puderam continuar. Ela estava bem humorada na manhã de hoje, durante o café da manhã, mas afirmou estar frustrada em não completar o rali.
Andrea Mayer já esteve nove vezes no Rally Dakar, e foi quatro vezes campeã nas motos, categoria pela qual correu seis vezes, e alcançou um terceiro e um quinto lugar na categoria carros, que correu três vezes. A experiente piloto é esposa do francês Stephane Peterhansel, hexacampeão na categoria motos e tricampeão nos carros no Dakar.
Nos caminhões, André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto largaram na frente após vencerem uma etapa pela primeira vez nesta edição do Sertões. Atrás deles, os líderes Edu Piano, Solon Mendes e Davi Fonseca, e Amable Barrasa, José Papacena Neto e Raphael Bettoni partiram para o trecho cronometrado, e até a primeira cronometragem extra-oficial do percurso, a ordem dos pesos pesados se manteve a mesma.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi
Last modified: junho 25, 2008