Foto: Pixabay

Pilotos disputam o RN 1500 a partir de quinta-feira

Redação Webventure/ Offroad

São 3 dias de corrida em direferentes terrenos (foto: Divulgação)
São 3 dias de corrida em direferentes terrenos (foto: Divulgação)

Muita poeira, sol e trilhas belíssimas. Os pilotos inscritos para a 9ª edição do RN 1500 têm pela frente uma das provas nacionais mais diversificadas em termos de terreno. São 1500 quilômetros com partida e chegada em Natal (RN).

Válida como etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country para motos, a etapa de Natal tem como favorito o paulista Jean Azevedo, penta campeão do Cross-country.

Essa é a segunda etapa do Brasileiro de Cross-country, que teve início no Rally dos Sertões (em julho) e terá mais duas etapas: o Rally Bolpebra (24 a 28 de outubro, no Acre) e o Rally dos Amigos (2 e 3 de dezembro, em São Paulo).

Programa – A prova começa no dia 07, com verificações técnicas, prólogo e a largada promocional à noite. Nos dias seguintes (08, 09 e 10), os pilotos enfrentam as três etapas da prova, passando por 12 cidades do Rio Grande do Norte: Natal, Ceará Mirim, Touros, São Miguel do Gostoso, Macau, Assu, Campo Grande, Janduís, Jucurutu, Currais Novos e Cerro Cora.

“Apesar das especiais serem bem curtas, percorremos quase todos os tipos de terrenos brasileiros, areia, pedra, terra e serras”, afirma Jean Azevedo, que tenta a terceira vitória na competição.

A primeira edição do RN 1500 foi realizada em 1994, e os competidores tinham que cruzar todo o estado do Rio Grande do Norte. Com o tempo, a prova foi ganhando novidades. Em 1999 fez parte da Copa Baja Brasil e, em 2003, tornou-se etapa do brasileiro Cross-country de motos.

A prova cruza regiões arqueológicas, as formações rochosas do Seridó, chapada Borborema, os alagamares e as famosas dunas que mudam de lugar de acordo com o vento.

O RN 1500 é disputado por carros, motos e quadriciclos. Na competição de motos, as categorias são Marathon, Production, Super Production e Brasil.

Categorias – Para os carros, as categorias são Production Diesel, Production e Protótico. Os quadriciclos são categoria única, com motorizarão a partir de 450 cilindradas.

Etapas – Serão três etapas disputadas pelos pilotos. São elas:

1ª Etapa – Natal / Ceará Mirim / Touros / São Miguel do Gostoso / Macau
Especiais: Primeira em Ceará Mirim com 40 km; e segunda em São Miguel do Gostoso, com 73,7 km

2ª Etapa– Macau / Assu / Campo Grande / Janduís /Jucurutu / Currais Novos
Especial: 84,2 km de pedras entre Campo Grande, Janduís e Jucurutu

3ª Etapa– Currais Novos / Cerro Cora / Ceará Mirim / Natal
Especiais: Primeira em Cerro Cora com 52,5km; e segunda em Ceará Mirim, com 40 km

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 6, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure