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Pilotos enfrentam última etapa antes de chegar a Dakar

Redação Webventure/ Parceiros

Tichit (Mauritânia) Os pilotos que ainda resistem às surpresas do Rally Paris-Dakar vão ter outra prova de fogo antes da chegada à capital do Senegal, neste sábado. A organização reservou justamente para os dois últimos dias da competição mais uma etapa “Maratona”, com aproximadamente 1.500 quilômetros. Hoje (sexta) pela manhã, os competidores largam de Tichit para Kiffa, onde são obrigados a fazer uma pausa de oito horas.

Depois do descanso, largam novamente, de madrugada, para Dakar.

Essa será a segunda etapa “Maratona” do rali esse ano. A primeira foi
realizada entre Ouarzazate e Tan-Tan, no Marrocos, e Zouerat, primeira parada na Mauritânia. Esse tipo de desafio, além de longo, é muito cansativo. Afinal, os pilotos dormem muito pouco, já que o período de descanso coincide com o horário de trabalho dos mecânicos, responsáveis por grande parte da poluição sonora nos acampamentos do rali. “Fomos informados que as dificuldades terminaram”, acredita Klever Kolberg, da Equipe BR Lubrax, piloto de um Mitsubishi Pajero Full na categoria diesel.

O primeiro trecho, entre Tichit e Kiffa, terá 473 quilômetros (467 cronometrados). E o terreno predominante será de areia e dunas. Na segunda parte, entre Kiffa e Dakar, serão 1.011, sendo a maioria de deslocamento.

Apenas 165 quilômetros estarão valendo para contagem de tempo. Depois, os pilotos poderão comemorar pelo menos a primeira parte da vitória, que é a chegada a Dakar. No domingo, dia 13, está programada a última corrida, desta vez com apenas 69 quilômetros às margens do Lago Rosa.

Tempestade de areia
Ontem (quinta) a etapa mais uma vez castigou os concorrentes. Desenvolvida ao redor de Tichit, com o mesmo conceito de uma competição de vela olímpica, o terreno predominante foi a conhecida “erva de camelo”, que são pequenas moitas de mato. “As motos até conseguem ir desviando dos morrinhos com mais facilidade, mas de carro fica um pouco mais complicado”. A maior dificuldade foi a falta de visão. “Tivemos tempestade de areia em quase todo o trajeto, o que dificultou localizar as referências. Hoje não corremos com GPS, o aparelho que fornece informações precisas sobre a localização geográfica”.

Na opinião de Kolberg, a organização deveria ter liberado o uso do equipamento antes da largada, pela manhã. “A organização foi longe demais”, reclamou o brasileiro, que nesta quinta-feira ficou em 9o na geral e segundo na categoria Super Production para carros a diesel. Com o resultado, Kolberg passa a ser o 8o na classificação acumulada entre todos os carros. O vencedor da etapa foi o japonês Hiroshi Masuoka, com um Mitsubishi Pajero Full, que também está liderando nos carros.

Juca Bala, colega de Kolberg na Equipe BR Lubrax, ficou em 24o nas motos com uma Honda Falcon Rally e mantém a vice-liderança na categoria Super Production até 400 cilindradas. O francês Stephane Sacchettini (Honda XR 400) está na frente do grupo. A quinta-feira foi do italiano Giovani Sala, mas a liderança na geral continua nas mãos de Fabrizio Meoni, atual campeão do Dakar.

Luiz Azevedo, da CDI Competições, e Luiz Mingione, da Equipe BR Lubrax, conseguiram completar a prova desta quinta-feira. Eles chegaram ao acampamento em Tichit no escuro sob uma tempestade de areia. Até às 20 h (18 horas horário de Brasília), a organização ainda não havia atualizado a lista de resultados onde constassem os nomes dos brasileiros.

André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec ainda estavam parados no deserto hoje à noite tentando arrumar o caminhão Tatra. André ocupava o segundo lugar na categoria, liderada pelo russo Vladimir Tchaguine, com Kamaz. Ainda não se sabe se André Azevedo continuará na disputa.

A Equipe BR Lubrax tem patrocínio da Petrobras, BR Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e Eletronet, e apoio das Concessionárias Honda, VAZ Sprockets Chains, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento de Frotas Via Satélite (Grupo Schahin), Iveco, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Vista Criações Gráficas e Webventure.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira

Last modified: janeiro 10, 2002

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