Da esq. para dir.: André Jean Lourival e Klever (foto: Ricardo Ribeiro)
São Paulo – Mesmo com tantos compromissos antes do embarque para a Europa, marcado para dia 25 de dezembro, a equipe Petrobras Lubrax ainda encontrou tempo para potencializar as ações sociais que desenvolve junto a comunidades carentes. A partir do dia 17 de dezembro, até o dia 25 de janeiro de 2003, será realizado um leilão beneficente através do site Lokau, que também terá um link com destaque no site da equipe (www.parisdakar.com.br), com 151 itens doados pela equipe e por seus patrocinadores.
Estarão à disposição para lances camisetas oficiais e bonés da equipe, livros de fotos da Petrobras e da Mitsubishi, jaquetas e malas da Brabus Mitsubishi, adesivos alusivos ao Paris-Dakar, luvas da Kaerre, vídeo oficial do Rally dos Sertões, três exemplares do disputadíssimo calendário de nu artístico da Pirelli e outros itens, além de convites para a Palestra Adventure Talking que Klever Kolberg e André Azevedo realizarão no dia 18 de fevereiro de 2003 em São Paulo, também para arrecadar fundos. Toda a renda será doada para o Projeto Ampliar (www.secovi.com.br/ampliar), um centro de formação e educação profissional para adolescentes carentes.
O leilão não é o único projeto que conta com a participação dos pilotos da Petrobras Lubrax. A equipe realiza palestras motivacionais para entidades carentes procurando transmitir para os jovens conceitos como transformando sonhos em projetos, estabelecendo objetivos, trabalho em equipe, determinação, planejamento e preparação, transformando dificuldades em oportunidades, além do contato pessoal que também transmite carinho, amor e auto-estima. Eventualmente são cobrados ingressos de convidados especiais, cujo resultado é revertido para a respectiva associação.
Os pilotos também contribuem indiretamente com as comunidades carentes que vivem em regiões por onde passam grandes provas, como o Paris-Dakar e o Rally dos Sertões. Parte do valor arrecadado com as inscrições do Dakar, por exemplo, além de outras doações, são revertidos para a construção de escolas, hospitais, barragens, diques de contenção e postos artesianos no Saara. É uma parceria com a Organização Não-Governamental SOS Sahel, uma associação humanitária internacional criada em 1978 e reconhecida como de utilidade pública. Numerosos projetos humanitários existem graças ao Rally Paris-Dakar, que dá suporte financeiro junto com um fundo de investimento específico sob o controle da ONG SOS Sahel.
No Brasil a organização do Rally dos Sertões, com apoio de empresas parceiras, distribuiu 70 toneladas de alimentos para a população carente das cidades e vilarejos por onde a competição passa. Um motor home, equipado para funcionar como consultório médico-dentário, acompanhou a prova com uma equipe de seis profissionais (clínico geral, pediatra, ginecologista, dois dentistas e enfermeiro) para prestar atendimento. Em etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country os pilotos da equipe Petrobras Lubrax já realizaram visitas a escolas e projetos para comunidades carentes.
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Last modified: dezembro 17, 2002