Muito acima de qualquer competidor, a grande sensação do Master Rallye continua sendo o calor infernal, agora na região do Mar Cáspio. Até que as temperaturas baixaram um pouco, se comparadas as dos dois últimos dias de prova, no entanto ontem em alguns trechos o calor chegava a 45°.
Com o acúmulo de cansaço dos últimos dias quem mais tem sofrido com as altas temperaturas somadas a longas Especiais tem sido os pilotos de moto. Ontem dois acidentes registram com perfeição a que ponto o Master Rallye vem exigindo da resistência física dos competidores.
A primeira vítima foi o chileno Carlo De Gavardo, que até então vinha mantendo um firme segundo lugar na classificação geral. De Gavardo simplesmente perdeu os sentidos por pura exaustão no quilômetro 188 do trecho cronometrado de ontem. Na queda o chileno fraturou um clavícula e perdeu os sentidos momentaneamente, sendo socorrido, ainda sem sentidos pelos médicos da equipe de resgate. Levado para a capital do Turbequistão, De Gavardo foi submetido a vários exames nos quais não foi constatada nenhuma lesão mais grave. O piloto deve chegar ao Chile ainda hoje.
Outra vítima foi o turco Mustafa Kemal Merkit que perdeu os sentidos, e a direção de sua moto, em plena Especial do ontem por pura desidratação. Os médicos colocaram o piloto sobre tratamento de re-hidratação intensiva e hoje iriam analisar as condições de Mustafa para concluir se ele tem condições de voltar a prova.
Com a saída de De Gavardo a situação ficou mais do que tranqüila para o líder Thierry Magnaldi. A prova tem sido muito dura para todos. Não nos alimentados direito, não dormimos o suficiente, o que somado as altas temperaturas acaba por nos levar uma espécie de delírio em plena prova., explicou Magnaldi diante do quadro desolador de seus colegas de rali. A agilidade de reação fica bastante prejudicada, principalmente porque precisamos manter uma alta concentração durante toda a etapa. Acredito de De Gavardo tenha sido vítima deste tipo de estafa, concluiu o líder do Master Rallye.
Nos carros a situação também é bastante confortável para o francês Jean-Louis Schlesser e seu buggy Renault-Schlesser. A situação de Schlesser ficou ainda mais tranqüila depois que o carro de Bruno Saby quebrou faltando 17 quilômetros para a largada da Especial. Bruno que vinha mantendo a segunda posição na geral com pequena diferença para Schlesser, não conseguiu largar e consequentemente foi pesadamente penalizado por não participar da etapa de ontem. Eu realmente estou triste por ter visto Saby parado antes da largada, era um bom incentivo para a própria competição. Espero que ele tenha condições de largar amanhã, disse o líder Jean-Louis Schlesser ao final da etapa.
Hoje o Master Rallye percorre a última etapa no Turbequistão. Ao final da Especial os participantes vão embarcar em um barco especialmente fretado para atravessar o Mar Cáspio em direção ao Azerbaijão, quarto país asiático a receber os competidores que partem rumo a Georgia.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur