Webventure

Pilotos pedem e especial noturna é cancelada

Para Reinaldo Varella, faltaria segurança

Cabeceiras (GO) – Ainda dentro da terceira etapa (639 km de Pirapora/MG a Cabeceiras/GO) do VIII Rally Internacional dos Sertões estava programada uma especial noturna (trecho cronometrado) para hoje, porém ela foi cancelada. Essa especial teria um percurso, já realizado de dia, de 34 km, em uma região de terra batida e cascalho. Somente os carros iriam participar, por questão de segurança.

A iniciativa do cancelamento surgiu dos próprios pilotos. Eles entregaram um abaixo assinado à organização do rali. “São vários fatores. 95% do pessoal nunca correu à noite. Outro é a poeira que está altíssima. Durante o dia já não baixava. À noite, que não tem nada de vento, é pior”, comentou Ulysses Bertholdo, piloto da equipe Mitsubishi (124 TTD).

Marcos Moraes, diretor de prova, fez um reconhecimento da trilha após o pedido e considerou a especial muito perigosa devida à pouca visibilidade. Segundo Reinaldo Varela, piloto da Troller (102 TT3), “o problema é segurança. Não dá para usar o farol de milha, a poeira está muito grande”.

Nem todos – A maior parte aderiu ao manifesto, mas alguns poucos pilotos não concordaram com os colegas. “Acho que a dificuldade é para todos. Rali é isso: dificuldade, exaustão, cansaço. Por que não teria?”, questionou Riamburgo Ximenes, piloto da equipe Ypióca (102 TT2).

Nunca antes fora realizada uma especial noturna. Infelizmente, não será dessa vez. A inovação fica para o próximo ano.

Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch