Gurupi – A quinta etapa do Rally Internacional dos Sertões (480 km de Alto Paraíso de Goiás/GO a Gurupi/TO) foi marcada por um erro de planilha que levou os pilotos da dianteira a perderem tempo na especial (trecho cronometrado de 164km). A falha indicava uma entrada à esquerda um quilômetro depois. Na planilha tinha um erro de informação que era para dobrar à esquerda, com a determinada distância, e ninguém achou. A informação era com o quilômetro 88,40 e estava escrita na planilha 89,40, comentou Édio Futcher, piloto da GM (118 TTD).
Os seis primeiros que largaram foram os prejudicados com o erro. Ficou todo mundo que nem uns loucos procurando a referência e se perdeu quase dez minutos. Isso vai alterar muito as posições, explicou Amable Martinez, da equipe Autometal (113 TT2). A maioria entrou com recursos para o cancelamento da especial, mas a organização não aceitou os pedidos.
Por outro lado, a grande beneficiada foi a Mitsubishi L-200 da dupla Ulysses Bertholdo / Norton Lopes (124 TTD), que veceu a etapa, tirando 25 minutos da diferença existente antes dos líderes Édio Futcher e Luis Tedesco, e pulou para o segundo lugar na geral.
Apesar disso, a especial de hoje foi considerada muito boa pela variação de terrenos. Gostei da etapa, por acaso, foi uma das que mais gostei. Como era quase uma pista única deu para andar rápido, afirmou o piloto português Paulo Marques (67 Bike Box), estreante do Sertões e competidor da Super Production/ motos.
Carlo de Gavardo (26 – KTM) ganhou a etapa, empatado com Jean Azevedo (08 – Bike Box), e manteve a liderança na geral. José Hélio Filho, competidor da Super Production (01 – Zé e os caras) foi o terceiro hoje.
Marcelo Zebra, comentarista exclusivo da Webventure, disse que esta etapa foi bem diferente dos outros dias. Iniciou numa serra terrível, 30 km com pedras e erosões, depois se tornou de alta, com velocidade acima de 150 km/h. No final, virou um raid de novo. Tinha rios secos e alguns de água com pedras gigantes.
Constante – Dessa vez, o Troller de Reinaldo Varella e Alberto Fadigatti (102 Troller) acabou a especial detonado. Primeiro, a dupla teve um pneu furado. Ainda na especial, eles erraram uma entrada, capotaram e bateram na Pajero de Marcos Myake e Fernando Fragoso (127 Rlly Brasil). O carro ficou sem o capô e com o pára-choque quebrado. A dupla nada sofreu, porém perderam muito tempo. Já a L 200 de Renê Frederico Melo e Marcos Vivnícius de A. Melo (151 TTD) capotou. Nada de grave aconteceu.
Entre as motos, Luciano Fantozzi (12 Tração Fatal/ Sucaplast), que corre na Production, caiu e fraturou o braço. E Wilson Dantas de Araújo (46 Pró-Bike Racing), piloto da Marathon, luxou o peito do pé ao bater numa pedra. Ambos acidentes ocorreram durante a especial. Luciano será levado amanhã para São Paulo.
Acompanhe todos os detalhes da sexta etapa (316 km de Gurupi/TO para Palmas/TO) aqui na cobertura oficial on line do Rally Internacional dos Sertões. A especial do dia será tranqüila e rápida, com de 105 km em um terreno de cascalho e curvas de alta velocidade.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch
Last modified: julho 16, 2000