Webventure

Piocerá: Motos tem dia complicado na navegação


Estradões no sertão marcaram a etapa de hoje (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Direto de Mossoró (RN) – No trecho de hoje do Piocerá, maior prova off-road do nordeste brasileiro, os pilotos das motos tiveram muita dificuldade na navegação. “Puxou muito para a navegação, para o raciocínio, mas foi legal”, afirmou o piloto Roberto Lopes. Já Vladir Menezes Filho, chegou a se perder. “Errei algumas coisas na navegação. Teve um laço que errei a referência e passei no PC no sentido contrário, aí fui penalizado”, explicou o piloto.

A prova teve 344 quilômetros, entre Quixeramobim (CE) e Mossoró (RN), com o calor típico do sertão nordestino, estradões de terra batida e piçarras. Apesar de exigir muito na navegação, o trecho foi elogiado pelos pilotos. “A prova hoje foi show. Pouca dificuldade, muita navegação. No final me perdi, mas logo achei o caminho correto”, contou o piloto Aristófanes Brasileiro.

Apesar de Vladir ter errado um pouco na navegação, gostou do percurso. “Hoje não teve nenhuma dificuldade. O trecho foi fácil. Quem navegou bem se não enfrentou problemas, mas estava muito quente”. Já Reinaldo Rangel, se encantou com a paisagem. “Pela paisagem foi lindo. Muita emoção e muita adrenalina. Aproveitei bem a prova”, comentou enquanto via sua moto ser revisada.

Tom Rosa, que compete nos quadriciclos, afirma que o importante é chegar ao final, e não somente chegar em primeiro. “A prova de hoje foi muito boa, com muita navegação. Muita concentração para chegar até o final. O bom é chegar bem, sem acontecer acidente, sem nada. O principal não é ganhar a prova, e sim, chegar até o final. O bom piloto é aquele que consegue conservar a máquina e se conservar para chegar até o final. Não adianta ser um bom piloto que quebra a máquina.”

Amanhã é o último dia de Piocerá. Os competidores sairão de Mossoró (RN) e retornam ao Ceará, num percurso de 182 quilômetros. A chegada será na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati.

Brasileiro de Enduro – As duas primeiras etapas do Piocerá valeram pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade nas motos. Abaixo o ranking geral e a classificação de todas as categorias:

Categoria Máster
1 Jomar Grecco (ES) 36pontos
2 Dário Júlio (MG) 34 pontos
3 Sandro Hoffmann (ES) 28 pontos
4 Guilherme Marchetti (MG) 26 pontos
5 Victor Bethonico (DF) 26 pontos

Categoria Sênior
1 Nelson Santana (BA) 35 pontos
2 Daniel Rocha (PI) 25 pontos
3 Eduardo Graciliano (PE) 24 pontos
4 Heleno Contijo (MG) 23 pontos
5 Paulo Mossalém (MA) 23 pontos

Categoria Executivo
1 Marcelo Bombana (RJ) -50 pontos
2 Glauber Henrique (CE) 40 pontos
3 Ricardo Rezende (PI) 29 pontos
4 David Morais (PA) 26 pontos
5 Carlos Porfírio (CE) 22 pontos

Categoria Over
1 José Augusto (RJ) 45 pontos
2 Fábio Mello (RJ) 30 pontos
3 Eduardo Bathomarco (BA) 27 pontos
4 Peter Ferreira (PI) 26 pontos
5 Tercio Martins 22 pontos

Categoria Junior
1 Helâindo Onofre (CE) 40 pontos
2 Manoel Araújo (PI) 32 pontos
3 José Irineu (CE) 25 pontos
4 Cristiano Almeida (BA) 22 pontos
5 Wladimir Dickel (BA) 19 pontos

Categoria Novato
1 Francisco Chavier (CE) 36 pontos
2 Thiago Furquim (SP) 36 pontos
3 Pedro Emílio (PI) 34 pontos
4 Bruno Martins (PI) 29 pontos
5 Marcos Caetano (PA) 20 pontos

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni