Webventure

Piocerá termina neste sábado no Ceará


Igor lidera no Velopiocerá (foto: Divulgação/ Guto Malta)

Direto de Mossoró (RN) – Neste sábado (27) é o último dia do Rally Piocerá, a maior competição off-road do nordeste brasileiro. A prova comemora 20 anos nessa edição e passa pelos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

A chegada será na praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati (CE). Os pilotos sairão cedinho de Mossoró (RN) e terão que tomar cuidado com a maré em Aracati, já que o mar sobe muito rápido e toma conta da areia.

O trecho de hoje do Velopiocerá, prova de velocidade dentro do rali de regularidade, misturou vários tipos de terreno, uma atenção redobrada que os pilotos precisaram ter. “Foi um dia rápido mas muito seletivo, dentro da parte de mata. Muitas pedras, saltos, tocos e muito trabalho para o piloto. Todos os dias tem sido completamente diferentes. O primeiro dia foi bem rápido, o segundo mais tranqüilo e hoje com muita areia”, contou o piloto Igor Ribeiro, da equipe Cerasul Rally Team, que lidera a prova na categoria Production.

Boa parte do circuito de 26 quilômetros foi arenoso. Na primeira volta ainda estava duro, batido. Mas com a passagem dos carros, começou a formar as chamadas facas e desprender a areia. Além disso, galhos e árvores baixas tomavam conta das laterais. “Dei uma escapada que levou o pára-choque do carro. Não tinha área de escape”, afirmou Ribeiro. “Vamos amanhã para terminar o rali e tentar ganhar. Estamos três pontos na frente”, completa.

Regularidade – A prova de regularidade foi bem tranqüila para os pilotos. O trecho entre Quixeramobim (CE) e Mossoró (RN) teve 344 quilômetros por estradões de terra batida e piçarra, no meio do sertão nordestino.

“Hoje foi o dia mais leve. Tiveram alguns erros de planilha que não só eu, mas muitas pessoas reclamaram. A gente se perdeu mas mesmo assim deu para andar bem, foi uma boa prova”, afirmou o piloto Henrique Novais. A direção de prova afirmou que as planilhas estavam certas e foram conferidas anteriormente.

O navegador Lourival Nogueira, de Aracajú, brincou com os longos trechos de piçarra: “muito estradão que deu até sono. Quando acorda já está no rolo de novo”. Josino Almeida Neto, piloto do carro de Lourival, aprovou o percurso. “Hoje foi 100%. O percurso estava muito bom, as pistas muito bem sinalizadas e os PCs posicionados de forma correta. Bom demais”, contou.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni