Carros são submetidos a várias provas. (foto: Divulgação)
Entre quinta e domingo desta semana, será realizada a 13ª edição da SAE Brasil Petrobras de Mini Baja, concurso que apontar o veículo off-road melhor construído entre os 70 projetos de equipes de estudantes de engenharia do país.
O evento está marcado para o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). Durante os quatro dias, os carros serão submetidos a avaliações de itens como conforto do operador, qualidade de montagem e originalidade.
Os protótipos também passarão por provas de aceleração, velocidade máxima, subida de rampa e um enduro de quatro horas. Ao final das provas, as três equipes que alcançarem a melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil em junho, na SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York (EUA), e realizada pela SAE International.
Os concorrentes – As 70 equipes inscritas são de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No total 53 faculdades envolvidas. São Paulo é o estado com o maior número de inscritos: são 24 equipes, contra oito do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Rio de Janeiro possui sete, Santa Catarina cinco, Pernambuco quatro, Espírito Santo três, Bahia, Ceará, Paraíba e Brasília duas. O Paraná e o Rio Grande do Norte têm uma equipe, cada.
A atual campeã é a EESC-USP, que já tem cinco títulos nacionais. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), seguida pela equipe DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nos EUA, as equipes EESC-USP e Mauá 2 garantiram, respectivamente, o 5º e o 24º lugares, entre 115 equipes do Canadá, EUA, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 12, 2007