Os carros têm motores de 10 HP padronizados. (foto: Arquivo Webventure)
A cidade de Piracicaba (SP) receberá entre os dias 24 e 27 de abril a nona edição do torneio SAE Brasil de Mini Baja, uma dos mais importantes eventos automobilísticos acadêmicos do país.
A competição é considerada uma fomadora de talentos, ao fornecer engenheiros para as principais indústrias do setor automobilístico do Brasil. Durante quatro dias, mais de mil alunos de universidades de Engenharia de 13 estados e também do Distrito Federal se reunirão no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) para a disputa.
Até o momento, 72 equipes de 49 universidades estão inscritas e trabalham na construção dos carros, denominados SAE Mini Baja. As equipes têm, no máximo, 20 alunos, coordenados por um professor orientador. No ano passado, a competição reuniu 76 equipes de 48 universidades .
Premiação – Como prêmio, as duas primeiras colocadas na classificação geral participam da SAE MidWest Mini Baja Competition, nos Estados Unidos, que será realizada de 5 a 8 de junho e reunirá mais de 100 escolas de engenharia de vários países.
Os carros que participam desta competição possuem chassis tubulares em aço, condizentes com normas e procedimentos de segurança, além de suspensões independentes nas quatro rodas, carroceria em fibra de vidro, carbono ou alumínio, e motores de 10 HP padronizados.
A competição começa com o envio de relatórios dos projetos em janeiro e construção dos veículos dentro das faculdades, terminando com a realização de provas dinâmicas e estáticas em Piracicaba.
Este texto foi escrito por: Webventure