A chegada em frente às pirâmides do Egito aumentou ainda mais o glamour do Dakar 2.000. Paris, que quase sempre foi ponto de partida da prova, neste ano tornou-se apenas o local de verificações técnicas das equipes, o que já terminou. Carros, motos e caminhões foram de navio para Dakar, onde os pilotos e mecânicos estão concentrados para a largada, que acontece amanhã de manhã.
Ao todo, a edição deste ano vai cruzar seis países: Senegal, Mali, Burkina Faso, Niger, Líbia e Egito em 17 trechos e aproximadamente 11 mil quilômetros.
Quem comanda todo o aparato desde 95 é Hubert Auriol, único a vencer o Dakar tanto em carro quanto moto. A novidade neste ano é que a Auriol decidiu reintroduzir uma categoria “fora de tempo”, para não desclassificar aqueles veículos que não conseguirem cumprir uma etapa no tempo determinado. De Agadez em diante (o dia de descanso) um caminhão ou carro que estaria normalmente excluído da prova por ter se atrasado para a largada de uma etapa, terá permissão para continuar na categoria “Objetivo Cairo”, que deve seguir a mesma rota e as mesmas regras, mas terá uma classificação em separado.
Quem é quem – O Dakar é disputado por carros, motos e caminhões, divididos em categorias. Os Carros estão separados em T1 (carros utilitários sem preparação de motor), T2 (carros com modificação no motor e/ou suspensão, T3 (carros com outras modificações e protótipos). Os caminhões são divididos em T4 (aprovados para competição) e T5 (não competidores, com roteiro ‘facilitado’ na primeira parte). Já as motos surgem em Production, Super Production e Experimental (quadriciclos).
Os 17 estágios:
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 5, 2000