Webventure

Pirenópolis: Rally chega à terra da Carvalhada

Carvalhadas em Pirenópolis. (foto: Divulgação.)
Carvalhadas em Pirenópolis. (foto: Divulgação.)

Direto de Pirenópolis (GO) – Recebendo o Rally dos Sertões neste segundo dia, Pirenópolis, a 130 km de Goiânia, é uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional com seus casarões, ruas e igrejas de arquitetura colonial. Eventos como a “Festa do Divino”, realizada 50 dias após a Páscoa com a famosa Cavalhada, também estão entre as atrações que marcam o local. Mas a beleza natural também é generosa em Pirenópolis, preservada no Parque Estadual da Serra dos Pireneus, que é um local de pesquisas sobre a fauna e a flora típicas do cerrado brasileiro.

Situada na região do Planalto Central Brasileiro, faz limite ao norte com o município de Vila Propício; ao sul: com Petrolina e Anápolis; ao leste: Abadiânia, Corumbá de Goiás e Padre Bernardo; ao oeste: Goianésia, Jaraguá e São Francisco.

História – Em 1727, bandeirantes chegaram à região das Serras dos Pireneus no estado de Goiás. Com o ouro encontrado grande em grande quantidade aos pés da Serra, foram fundadas as Minas de Nossa Senhora do Rosário. Devido a uma enchente que arrastou a ponte então construída sobre o Rio das Almas, acabou tornando-se conhecida como Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte ou apenas como Meia Ponte. A denominação Pirenópolis foi estabelecida em fevereiro de 1890, em virtude da cidade se achar plantada aos pés dos Pireneus. Hoje, segundo censo do IBGE de 1997, a cidade tem 20.964 habitantes.

Turismo – Um dos destaques do turismo de natureza na região é o Pico dos Pireneus, ponto culminante da região com 1.385 m de altitude. Também integram a Serra dos Pirineus o Morro dos Cabeludos, Morro do Frota, Morro do Pedro, Serra dos Macacos, entre outros. A região é banhada por diversos rios, sendo o Rio das Almas o mais conhecido. O relevo fez nascer uma grande quantidade de cachoeiras nos rios. Algumas são de fácil visitação e possuem infra-estrutura para o turista; outras são de difícil acesso, só conhecidas por guias experientes. As mais famosas são: Cachoeiras do Bonsucesso, Cachoeira do Abade, Cachoeiras do Lázaro, Cachoeira da Meia-lua, Usina Velha e Fumaça, entre outras.

Com tantos atributos naturais, os esportes de aventura encontram espaço em Pirenópolis, onde é possível praticar mountain bike e trekking por trilhas no cerrado, passeios a cavalo, escalada e canoagem. E agora recebe a grande caravana do Rally dos Sertões.

Fonte: www.pirenopolis.tur.br

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira