O tempo que se leva para percorrer uma distância pode variar de acordo com o local (foto: Divulgação)
Colocar uma mochila nas costas e se aventurar por trilhas em busca de emoção e belas paisagens. O trekking é um esporte de aventura dos mais praticados e, para muitos, parece oferecer poucos riscos. Porém, ficar perdido numa trilha ou ter algum problema no meio dela são situações perigosas e nada agradáveis, que podem ser evitadas com alguns cuidados básicos de segurança.
Em primeiro lugar, é preciso conhecer o mínimo do local onde se vai praticar o esporte. “O risco faz parte de todo esporte de aventura, mas pode ser quase que totalmente minimizado se os cuidados corretos forem tomados”, explica Esdras Martins, organizador do Paulista de enduro a pé e pioneiro do trekking no Brasil.
Segundo ele, muitos acidentes acontecem por que as pessoas não têm humildade para aprender. “Algumas pessoas acham que estão aptas a entrar numa trilha sem ter conhecimento do local, sem conhecer as distâncias e dificuldades do caminho. Isso aumenta as chances de problemas”, afirma Esdras. A melhor maneira de conhecer uma trilha, portanto, é estar acompanhado de um guia ou alguém que conheça muito bem a área, pelo menos nas primeiras vezes em que ela for ser percorrida.
Planejar é fundamental – Outra questão muito importante é o planejamento. É preciso, antes de tudo, verificar os equipamentos (uma bota confortável, uma boa mochila, uma calça de algum tecido leve e que seque rapidamente). Com tudo isso em ordem, o nível de estresse durante a trilha será menor, já diminuindo de maneira considerável o risco de acidentes.
Outro fator do planejamento é imaginar que imprevistos, como chuva por exemplo, podem acontecer. Neste caso, proteção contra a chuva e o frio são fundamentais. Além disso, caso os trekers (nunca um trekker deve fazer a trilha sozinho) precisem dormir na mata, terão de utilizar barraca, isolante térmico e sacos de dormir. Outros equipamentos fundamentais para segurança são a lanterna e uma quantidade de alimento para pelo menos um dia a mais do que o planejado para o témino da trilha.
Trekking para todos – Ter humildade para aprender e cuidado ao planejar um trekking são pontos fundamentais para que você possa viver grandes aventuras, no Brasil ou em qualquer parte do mundo. Uma boa aventura, portanto, vai depender do cuidado que você terá com a sua própria segurança.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia
Last modified: outubro 17, 2000