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Planejamento para os diferentes tipos de prova


Cena do Ecomotion São Sebastião 2002; à noite é mais difícil progredir. (foto: André Chaco / Arquivo Webventure)

Um bom planejamento é fundamental antes de sair para encarar uma corrida de aventura. Veja algumas dicas de como planejar sua aventura em corridas curtas e longas:

Provas curtas
Nas provas curtas o peso que você vai carregar é um fator fundamental, que complica a sua performance. Por isso, tente levar o mínimo de peso possível. Existem atletas que arrancam o cabo da escova de dente para diminuir o peso na mochila, pois qualquer grama na somatória vai fazer diferença.

Você também tem de estudar em qual momento vai se alimentar. Leve dinheiro, pois você pode encontrar uma casa de um caboclo no mato e pedir para ele preparar um jantar para a equipe. Então, ao invés de carregar três quilos de mantimento nas costas, você poderá “comprar” a alimentação. Isto é superestratégico.

Conforme a experiência nas corridas aumenta, você vai se autoconhecendo. Vai saber a quantidade de frio que consegue suportar, se vale a pena ou não carregar o peso de uma sapatilha para fazer uma costeira ou se é melhor andar mais lento e escorregando pelas pedras, para poupar peso.

Cada pessoa se adapta à sua maneira. Se você não come alimentos sintéticos e prefere levar uma fruta, que pesa mais, tem que se comprometer a fazer isso.

Em provas curtas, os problemas têm que ser resolvidos em curto prazo. Você tem de ser dinâmico, senão perde posições em fração de segundos.

O melhor tipo de treinamento para corridas curtas são tiros e exercícios anaeróbios.

Nas provas longas, além do peso também ser um fator importante, você tem de sempre estar no lugar certo e na hora certa. Por exemplo, se chegar para subir um rio à noite, sua progressão vai ser péssima. Se for um rio de corredeira, você não vai andar. Se você for pegar uma floresta fechada à noite, também vai ser péssimo. Você tem de montar seu planejamento de acordo com as fases que vai passar na competição. Nesse caso, você pode acelerar o ritmo para passar pelo rio de dia e, depois que você ultrapassá-lo, poderá andar em um ritmo mais lento.

À noite é mais difícil navegar, as pessoas estão mais cansadas e a tensão é maior. Se houver alguma técnica vertical o melhor é chegar na frente, para não perder tempo em fila depois.

Se for possível, durma em uma zona de transição, porque lá você tem um suporte de alimentos e o apoio pode dar assistência, acordá-lo. Já que você vai parar para dormir, o faça em um lugar confortável. Dormir em lugar desconfortável não vai adiantar nada. Se dormir no solo, a umidade do chão pode atrapalhar, por isso vale a pena dormir no seu saco de dormir, na área de transição, para ter uma melhor recuperação. O melhor tipo de treinamento para corridas longas é o endurance.


Colaboraram neste texto: Sérgio Zolino, organizador, atleta e diretor do Adventure Camp (www.adventurecamp.com.br) e Said Aiach Neto, organizador, atleta e diretor do Ecomotion (www.ecomotion.com.br).

Este texto foi escrito por: Webventure