Foto: Pixabay

Plano de escovação na escola já é realidade em Minaçu (GO)

Redação Webventure/ Offroad

Atendimento é feito na sala de aula (foto: Divulgação)
Atendimento é feito na sala de aula (foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (9), a equipe de voluntários esteve novamente em Minaçu, no norte de Goiás. Este é o segundo ano que o município é atendido pelo “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola” (PDSE) e visitado pelo Rally dos Sertões. O retorno da equipe à cidade permite uma avaliação da continuidade dos projetos nas duas escolas atendidas, a E.M. Juscelino Kubitschek e a E.M. Walter Barbosa de Souza.

Assim como na 1ª etapa do programa, realizada em junho, os dentistas voluntários da equipe, Wolber Sontak e André Duarte, montaram um consultório odontológico completo dentro da escola atendida. O equipamento Odontoportátil Olsen pode ser facilmente transportado e adaptado em qualquer espaço. Já a esterilização do material é feita com uma Autoclave Cristófoli e os aparelhos fotopolimerizador e ultrassom são da empresa DMC. Os atendimentos a alunos incluíram retornos para a continuação de tratamentos, novos casos e trabalhos de educação para uma boa saúde bucal.

Este ano, os trabalhos em odontologia incluem a instituição da “hora da escovação diária na escola”. Para isto, um grande escovódromo com 6 torneiras foi montado no pátio da escola, com cartazes de orientação sobre escovação. A equipe ainda entregou à escola, dentro dos kits escolares, escovas e pastas de dentes, além de materiais educativos doados pela Colgate e pela Condor. Esta é a primeira vez que os kits escolares contêm também este tipo de material.

Atendimento gratuito – “O atendimento dentário gratuito aqui na cidade é muito concorrido. Com a ajuda dos voluntários, nossos alunos tiveram a oportunidade de fazer tratamentos sem nenhuma dificuldade”, destacou Aparecida Macedo, diretora da E.M. Walter Barbosa.

Os voluntários encontraram ainda um grupo local também preocupado com a sustentabilidade do município. A Cooperativa de Trabalho do Empreendedor Artesão Mineral de Minaçu (COOPEMIN) aproveita as sobras das rochas extraídas da maior mina de amianto do país, localizada na cidade, para fazer peças de decoração. Ao lado da Associação de Surdos, apoiada pelos trabalhos em 2006, também possuem uma oficina de caixas de papel reciclado para embalar as peças.

Na área de saúde em Minaçu foram realizados 89 atendimentos de Clínico-Geral, 68 de Odontologia e 96 de Oftalmologia (com a indicação de 53 óculos). Além disso, foram feitos também gratuitamente 96 testes de pressão e 230 de glicemia, totalizando 579 atendimentos médicos diretamente.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 10, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure